Moradores têm casas invadidas por água durante as chuvas e cobram solução da prefeitura; entenda

Eles já fizeram obras para tentar conter o avanço da água, mas não foi suficiente.


Moradores do bairro Ipanema II, em Patos de Minas, entraram em contato com o Patos Hoje e cobraram uma solução do poder público devido a suas casas estarem sendo invadidas por água quando chove. Uma enxurrada se forma no lote atrás de suas residências, que seria da Prefeitura de Patos de Minas, e a água acaba infiltrando no muro e no piso. Eles já fizeram obras para tentar conter o avanço da água, mas não foi suficiente. A Prefeitura informou que uma equipe esteve no local e constatou que o problema tem sido ocasionado por uma obra no muro de arrimo de uma propriedade particular.

Os moradores residem na rua Raúl Vieira Caixeta. Segundo Lorena Tolentino, há 3 anos ela vive na casa, sendo que o problema começou há um ano e meio. Ao longo deste período, a família precisou fazer algumas intervenções, como impermeabilização e a utilização de lonas, porém não está sendo suficiente. Ela contou que eles precisaram inclusive de fazer amarrações no muro, devido a estrutura ter dilatado.

Paulo Henrique, vizinho da Lorena, vive a mesma situação. Ele contou que também precisou fazer diversas intervenções, mas a situação continua. Paulo disse que está com obras em sua residência e que possivelmente sofrerá prejuízo no piso, devido as infiltrações. Ele afirmou que parte do lote localizado atrás das casas, onde a correnteza se forma e invade os muros, é de propriedade da Prefeitura de Patos de Minas.

De acordo com os moradores, a situação ficou ainda mais crítica no último final de semana. Vídeos registrados pela Lorena mostram a força da água entrando na residência. Ela disse que a família passou a noite com medo. Ao lado da sua residência, o vizinho Paulo precisou fazer um pequeno furo no muro e, utilizando uma mangueira, tentou drenar a água, mas não foi suficiente. Uma moradora vizinha teria iniciado obras para também impermeabilizar o muro da residência dela, mas não terminou, o que teria agravado ainda mais a situação.

Lorena afirmou que já tentou contato com a Prefeitura e até mesmo com a Defesa Civil, mas não conseguiu um retorno e uma solução para o problema. Ela mostrou os protocolos para a nossa reportagem. Os moradores cobram que uma solução definitiva seja realizada pela prefeitura.

O Patos Hoje entrou em contato com a Administração Municipal, que se pronunciou por meio da seguinte nota:

“Uma equipe da Secretaria de Obras Públicas avaliou o local no dia 6 janeiro, conforme foto anexa, e verificou que a infiltração não está relacionada ao lote de propriedade do município, e sim devido à obra no muro de arrimo de propriedade particular. Contudo, diante da nova manifestação, a pasta fará reanálise no endereço citado no início da próxima semana. ”

Últimas Notícias

URT perde para o Tombense por 3 a 1, mas se mantém na liderança do Grupo A e com chance de classificação

Veja mais

Atropelamento deixa três pessoas feridas na rua Major Gote; vítimas foram socorridas pelo Samu

Veja mais

"Sem obras e duplicação, pedágio não": manifestação em Patos de Minas é contra proposta de concessão de rodovias

Veja mais

Mulher é esfaqueada pelo ex-companheiro enquanto tomava banho em Patos de Minas

Veja mais

PM Rodoviária inicia operação Pré-Carnaval 2026 com radares portáteis e etilômetros

Veja mais

Mulher é presa suspeita de dar golpe de mais de R$400 mil em senhor com demência em Patos de Minas

Veja mais