Moradores reclamam de forma utilizada pela Prefeitura para cobrança de dívidas com IPTU

Os contribuintes reclamam que as dívidas tem ficado ainda maiores o que acaba dificultando ainda mais o pagamento.

Romero Pinheiro Cruz é um dos moradores que não está de acordo com a forma com que vem sendo cobrada a dívida.

A Prefeitura Municipal vem cobrando dos proprietários de imóveis em Patos de Minas as dívidas relativas ao IPTU. Até aí, não há muito questionamento. No entanto, a forma com que vem sendo feita a cobrança tem gerado mais problemas. Os contribuintes reclamam que as dívidas tem ficado ainda maiores o que acaba dificultando ainda mais o pagamento.

Romero Pinheiro Cruz é um dos moradores que não está de acordo com a forma com que vem sendo cobrada a dívida. O morador do Bairro Gramado contou que, sem ser notificado para saber do débito, recebeu uma correspondência do Cartório do Registro de Protesto obrigando-o a fazer o pagamento em dinheiro.

Porém, há um problema. A dívida que era de R$1349,21 acabou passando para R$1566,66 devido aos acréscimos referentes ao protesto. “Eu não paguei porque não quis. Esta crise vem afetando todo mundo e agora a gente tem que pagar ainda mais caro em apenas 3 dias. Nem sabia desse débito. Primeiro, a gente tem que ser cientificado disso”, explicou.

E essa reclamação chegou também à Câmara de Vereadores. Um projeto de lei de autoria do Vereador Vicente de Paula está sendo apreciado na Câmara Municipal para mudar esta forma de cobrança. A intenção é proporcionar uma cobrança menos onerosa e mais ágil dos débitos em atraso dos contribuintes, todavia sem excluir a inscrição da dívida ativa, conforme o Artigo 201, caput do Código Tributário Nacional.

Se virar lei, a opção de protestar o título e de incluir o contribuinte no cadastro de proteção ao crédito - SPC/Serasa se dará após esgotados todos os meios amigáveis de pagamento e também deverá haver comunicação prévia do Município. Vários moradores já receberam a intimação para pagamento e reclamaram da cobrança que, segundo eles, seria excessiva.

Últimas Notícias

MP denuncia homem que colocou roundup em garrafas d’água na geladeira da mãe

Veja mais

Polícia Militar Rodoviária chama atenção para rodovias com maior risco de acidentes na região

Veja mais

Vestibular Agendado do Unipam tem vagas para cursos presenciais e de Educação a Distância

Veja mais

Polícia Militar prende motociclistas que praticavam manobras perigosas em Patos de Minas

Veja mais

Homem se muda de fazenda, leva fios de pivô de irrigação e acaba detido, na MGC462

Veja mais

Usaflex faz liquidação em bolsas, sapatos, rasteirinhas e tamancos com até 60% de desconto, em Patos de Minas

Veja mais