Moradores do bairro Ipanema recebem água barrenta e cobram explicações da Copasa
Nesta manhã, a companhia informou que a situação já foi normalizada.
Moradores da rua Leontina Rocha Caixeta, no bairro Ipanema, em Patos de Minas ficaram surpresos com a cor da água que chegou às suas torneiras neste domingo (06). Eles enviaram fotos à redação do Patos Hoje e cobraram uma explicação por parte da Copasa. Nesta manhã, a companhia informou que a situação já foi normalizada.
Segundo os moradores, a água estava tão suja que não era possível utilizar nem para as tarefas mais básicas. Ao chegar nas casas nessas condições, a água barrenta pode causar outros transtornos, como por exemplo o entupimento de filtros. Os reservatórios das residências também acabam sendo poluídos pela sujeira.
A Copasa informou que o abastecimento de água para a rua Leontina Rocha Caixeta, bairro Ipanema, em Patos de Minas, está normalizado nesta segunda-feira (07). Segundo a Companhia, a alteração na coloração da água pode ser reflexo da interrupção emergencial do abastecimento na manhã de domingo (06), data em que as equipes técnicas repararam um vazamento na rede distribuição.
“Quando as redes secam, ocorre um acúmulo de partículas minerais nas paredes da tubulação. Quando a água volta a passar pelo encanamento, as partículas se soltam, alterando a coloração da água”, explicou a companhia.
A Copasa reforça ainda a importância da higienização das caixas d' água pelo menos duas vezes ao ano. As orientações para essa atividade estão disponibilizadas no site da companhia e podem ser acessadas pelo link: http://www.copasa.com.br/wps/portal/internet/agua-de-qualidade/limpeza-da-caixa-dagua/limpeza-de-caixa-dagua .
A empresa também esclarece que nenhuma reclamação referente ao fato foi registrada em seu sistema. Esse tipo de ocorrência deve ser relatada à companhia de maneira imediata, para que uma equipe possa ir até o local e corrigir a situação, caso seja de sua responsabilidade.
Os canais de relacionamento são gratuitos e funcionam 24 horas por dia. São eles: site www.copasa.com.br ; aplicativo Copasa Digital; central telefônica 0800 0300 115 ou 115; e ainda pelo WhatsApp (31) 9 9770-7000, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com exceção de feriados.