Moradores denunciam envenenamento de animais em Patos de Minas; pelo menos 40 morreram

Quem comete esse crime pode ser penalizado de 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda do animal.

Moradores estão indignados com o envenenamento de cães e gatos em diversos bairros de Patos de Minas. Nos últimos dias, pelo menos 40 animais morreram envenenados, enquanto outros estão desaparecidos. Quem comete esse crime pode ser penalizado de 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda do animal.

Segundo a “Rose dos Cachorros”, presidente e fundadora da ONG Unidos Pela Saúde Animal, nos últimos dias, ela foi procurada por diversos tutores que denunciaram o envenenamento em série dos animais. Rose afirmou que os bairros com maior incidência desses crimes são o Jardim Itamarati e o Caiçaras, mas também há registros nos bairros Padre Eustáquio, Alto Limoeiro, Alto da Serra, Alvorada e Sorriso. De acordo com Rose, pelo menos 40 animais morreram e outros 10 estão desaparecidos.

Luís Xavier, morador do bairro Caiçaras, contou que o maior número de envenenamento aconteceu na rua Juruás e que os principais alvos são os gatos.  “A gente nem sabe que termo utilizar sobre isso. Vai além da crueldade, desumanidade e omissão de responsabilidades de órgãos públicos”, afirmou Luís.


Os moradores afirmaram que procuraram a Polícia Militar e registraram um boletim de ocorrência. Eles cobram punições para quem tiver praticado esses crimes. A Lei nº 14.064, de 29 de setembro de 2020 prevê de 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda para quem comete maus tratos a animais domésticos. Denúncias podem serem feitas por meio do 190 ou 197.

O Patos Hoje entrou em contato com a Polícia Civil de Minas Gerais que informou que: “instaurou diligências investigativas para apurar a denúncia de envenenamento de animais, registrada na terça-feira (10/12), em Patos de Minas. Até o momento, não houve conduzidos à delegacia. O caso está a cargo da 2a Delegacia de Polícia Civil do município”.

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais