Moradores denunciam constantes despejos de esgoto no Rio Paranaíba; Copasa pede cooperação

A Copasa prometeu solucionar o problema ainda hoje e pediu a colaboração da população.

Mais um flagrante de despejo de esgoto no Rio Paranaíba foi registrado nessa quarta-feira (24). Imagens encaminhadas à redação do Patos Hoje mostram a poluição das águas nos fundos do bairro Copacabana, no perímetro urbano de Patos de Minas. A Copasa prometeu solucionar o problema ainda hoje e pediu a colaboração da população.

Pagando caro pela taxa de esgoto que cobrada mensalmente junto com a conta de água, os patenses não admitem mais o despejo de esgoto no Rio Paranaíba, principalmente quando esta poluição é feita através dos equipamentos da própria companhia. Neste caso, o extravasamento é feito pela própria elevatória da Copasa.

Além do despejo de esgoto na elevatória existente nos fundos do bairro Copacabana, o segundo flagrante em apenas uma semana, o problema já foi verificado em outras elevatórias existentes na cidade. Com o Rio Paranaíba esvaziado em decorrência do período de estiagem a poluição fica ainda mais evidente.

Mas a Copasa se defende. Ela explica que o extravasamento de esgoto ocorre em função do mau uso da rede de esgoto, como a ligação clandestina de água das chuvas e o despejo de materiais sólidos, que causam entupimento. Em nota encaminhada à redação do Patos Hoje a companhia prometeu o solucionar o problema ao longo desta quinta-feira (25) e pediu a colaboração da população.

“A Copasa informa que a previsão é que o extravasamento de esgoto no bairro Copacabana, em Patos de Minas, seja sanado até esta quinta-feira (25/09).

Técnicos da Companhia estão realizando uma manutenção no local, a fim de eliminar objetos sólidos que chegaram até a unidade, em razão do seu lançamento indevido nas redes coletoras.

A empresa orienta sobre a importância de utilizar corretamente o sistema de esgotamento, não lançando lixo nos vasos sanitários, não violando os poços de visita (PV – pontos de acesso às redes subterrâneas de esgoto), não lançando óleo e restos de comida nos ralos das pias e não canalizando a água da chuva para as redes coletoras”, diz a nota.

Últimas Notícias

URT perde para o Tombense por 3 a 1, mas se mantém na liderança do Grupo A e com chance de classificação

Veja mais

Atropelamento deixa três pessoas feridas na rua Major Gote; vítimas foram socorridas pelo Samu

Veja mais

"Sem obras e duplicação, pedágio não": manifestação em Patos de Minas é contra proposta de concessão de rodovias

Veja mais

Mulher é esfaqueada pelo ex-companheiro enquanto tomava banho em Patos de Minas

Veja mais

PM Rodoviária inicia operação Pré-Carnaval 2026 com radares portáteis e etilômetros

Veja mais

Mulher é presa suspeita de dar golpe de mais de R$400 mil em senhor com demência em Patos de Minas

Veja mais