Moradores denunciam constantes despejos de esgoto no Rio Paranaíba; Copasa pede cooperação

A Copasa prometeu solucionar o problema ainda hoje e pediu a colaboração da população.

Mais um flagrante de despejo de esgoto no Rio Paranaíba foi registrado nessa quarta-feira (24). Imagens encaminhadas à redação do Patos Hoje mostram a poluição das águas nos fundos do bairro Copacabana, no perímetro urbano de Patos de Minas. A Copasa prometeu solucionar o problema ainda hoje e pediu a colaboração da população.

Pagando caro pela taxa de esgoto que cobrada mensalmente junto com a conta de água, os patenses não admitem mais o despejo de esgoto no Rio Paranaíba, principalmente quando esta poluição é feita através dos equipamentos da própria companhia. Neste caso, o extravasamento é feito pela própria elevatória da Copasa.

Além do despejo de esgoto na elevatória existente nos fundos do bairro Copacabana, o segundo flagrante em apenas uma semana, o problema já foi verificado em outras elevatórias existentes na cidade. Com o Rio Paranaíba esvaziado em decorrência do período de estiagem a poluição fica ainda mais evidente.

Mas a Copasa se defende. Ela explica que o extravasamento de esgoto ocorre em função do mau uso da rede de esgoto, como a ligação clandestina de água das chuvas e o despejo de materiais sólidos, que causam entupimento. Em nota encaminhada à redação do Patos Hoje a companhia prometeu o solucionar o problema ao longo desta quinta-feira (25) e pediu a colaboração da população.

“A Copasa informa que a previsão é que o extravasamento de esgoto no bairro Copacabana, em Patos de Minas, seja sanado até esta quinta-feira (25/09).

Técnicos da Companhia estão realizando uma manutenção no local, a fim de eliminar objetos sólidos que chegaram até a unidade, em razão do seu lançamento indevido nas redes coletoras.

A empresa orienta sobre a importância de utilizar corretamente o sistema de esgotamento, não lançando lixo nos vasos sanitários, não violando os poços de visita (PV – pontos de acesso às redes subterrâneas de esgoto), não lançando óleo e restos de comida nos ralos das pias e não canalizando a água da chuva para as redes coletoras”, diz a nota.

Últimas Notícias

DNIT inicia manutenção na BR 352 em Patos de Minas e moradores comemoram melhorias no trecho

Veja mais

Atleta patense de apenas 14 anos se destaca em competição internacional de vôlei

Veja mais

Batida frontal entre veículos de passeio deixa um morto e pelo menos três feridos na BR 365, em Patrocínio

Veja mais

Saúde passa por transformação em Patos de Minas com investimento pesado em novas obras, reformas e ampliações

Veja mais

Motorista morre após caminhão aquaplanar e bater em carreta, na BR354

Veja mais

Polícia Civil prende jovem de 20 anos e cumpre mandados durante a operação Vulcano em Patos de Minas

Veja mais