☰
✕

Moradores confundem filhote de arara aprendendo a voar com ave ferida e acionam Bombeiros

Somente nesta quinta-feira (3), duas equipes foram acionadas para verificar a situação da ave.

Um filhote de arara que está aprendendo a voar nas proximidades da avenida JK chamou a atenção de moradores e acabou mobilizando o Corpo de Bombeiros em Patos de Minas. Somente nesta quinta-feira (3), duas equipes foram acionadas para verificar a situação da ave.

Apesar da preocupação dos moradores, os bombeiros constataram que o animal não estava ferido. Segundo as equipes, trata-se de um filhote que deixou o ninho e está dando os primeiros voos. Os militares chegaram a observar a ave sendo alimentada pelos próprios pais e realizando pequenos deslocamentos.

De acordo com a avaliação de um biólogo do 12º Batalhão de Bombeiros Militar, esse comportamento faz parte do processo natural de desenvolvimento das araras. Nesta fase, o filhote pode sair do ninho, permanecer no chão ou em locais mais baixos e ainda apresentar dificuldade para voar, o que pode dar a impressão de que está machucado.

Os pais, no entanto, continuam acompanhando e alimentando o filhote. Por isso, a orientação é não retirar a ave do local sem necessidade. Uma captura e encaminhamento para um centro de triagem, por exemplo, poderia interromper os cuidados dos pais justamente em uma fase importante de aprendizado.

Quando o filhote estiver em uma área de risco, como uma pista ou local com possibilidade de atropelamento, a recomendação é que, se necessário, ele seja apenas colocado em uma árvore próxima e em local mais seguro. Os pais continuarão monitorando o animal.

Outro motivo para evitar tentativas de captura é o estresse provocado na ave. Como o filhote ainda não domina completamente o voo, uma tentativa de fuga pode fazer com que ele bata contra algum obstáculo e acabe se ferindo.

As araras têm se tornado cada dia mais comuns no perímetro urbano de Patos de Minas. É provável que cenas como estas voltem a se repetir. A orientação para a população é que observe a situação antes de tentar interferir.

Últimas Notícias

No Dia do Professor, docente relata sentimento de humilhação durante atendimento em unidade de saúde

Veja mais

Com novos cursos técnicos gratuitos, Trilhas do Futuro abre inscrições para 50 mil vagas

Veja mais

Festa gratuita terá playground, brindes e muita diversão para as crianças neste domingo em Patos de Minas

Veja mais

Fim da escala 6x1 é aprovada: veja os próximos passos e quando a mudança começa a valer

Veja mais

Marido é ameaçado pela esposa após pedir a comerciante para não vender bebidas para ela

Veja mais

Policiais têm que arrombar portão e usar Taser para retirar homem do convívio conjugal

Veja mais