Morador que mantinha 26 pássaros silvestres em cativeiro é preso e multado em R$ 43 mil

A Polícia Militar de Meio Ambiente encontrou 26 aves em uma residência na cidade de Lagoa Formosa, algumas com sinais de maus tratos.

Os militares encontraram diversas gaiolas com os 26 pássaros de diferentes espécies da fauna silvestre.

Manter pássaros da fauna silvestre em cativeiro, sem autorização de órgão competente, é crime, mas ainda tem gente que insiste em obter viveiros, gaiolas e alçapões. Nessa segunda-feira (23), a Polícia Militar de Meio Ambiente encontrou 26 aves em uma residência na cidade de Lagoa Formosa, algumas com sinais de maus tratos.

Os policiais chegaram até o local através de denuncia anônima. No interior da residência, os militares encontraram diversas gaiolas com os 26 pássaros de diferentes espécies da fauna silvestre. O morador Wesley Augusto da Silva, apontado pela Polícia Militar como sendo o responsável pelas aves, foi conduzido para a Delegacia.

Os 26 pássaros apreendidos na residência foram encaminhados para uma clínica veterinária em Patos de Minas. O laudo aponta que algumas aves apresentavam sinais de maus tratos e outras estavam com alto grau de domesticação, ficando inviável a soltura no meio ambiente. Essas aves ficaram em observação, sob os cuidados do médico veterinário.

Wesley Augusto da Silva deverá responder criminalmente por manter os pássaros da fauna silvestre em cativeiro. Além disso, os militares lavraram autos de infração que totalizaram multas no valor de R$ 43.243,62.

Últimas Notícias

IPVA 2026 em Minas Gerais começa a vencer no dia 09 de fevereiro; veja tabela

Veja mais

Natal provoca aumento na movimentação da Rodoviária de Patos de Minas; saiba principais destinos

Veja mais

Filho é preso em flagrante por invadir casa da mãe e descumprir medida protetiva em Patos de Minas

Veja mais

Defesa Civil alerta para a possibilidade de tempestades até o natal em Patos de Minas

Veja mais

DER-MG restringe tráfego de veículos de grande porte nas rodovias estaduais durante o Natal e o Ano Novo

Veja mais

Copasa fica sem energia e pode deixar diversos bairros de Patos de Minas sem água

Veja mais