Morador grava vídeo mostrando camada de gelo após formação de geada em Patos de Minas

O INMET também emitiu um alerta de grande perigo pela baixa umidade relativa do ar.


Como havia previsto os institutos, houve uma queda brusca de temperatura nos últimos dias em Patos de Minas. Dos 15°, a temperatura mínima oficial chegou a atingir 4° no início da manhã de domingo (11). O tempo continuou frio e, nesta terça-feira (13), moradores enviaram vídeos mostrando formação de geada na zona rural. O INMET também emitiu um alerta de grande perigo pela baixa umidade relativa do ar.

O vídeo enviado por um produtor rural da Localidade do Cabral, próximo ao Distrito de Pilar, mostra como ficou a silagem no início da manhã desta terça. Nas imagens, é possível ver o produtor caminhando sobre a lona esbranquiçada, devido à geada. Ao pisar, é possível ouvir o barulho da camada de gelo se quebrando. Por fim, o produtor raspa com a unha a camada de gelo que se formou na lona preta.

E não foi só aí. No Distrito de Pindaíbas, outro produtor rural registrou a formação de geada na área de pastagem. O aspecto esbranquiçado da relva e o barulho do gelo se partindo durante a caminhada também confirmam a formação da geada. Quem foi dar uma volta de barco, também sofreu ainda mais. Com um termômetro caseiro, um patense registrou apenas 1° na região de Nova Ponte. “Nunca passei tanto frio”, exclamou.

De acordo com o Clima Tempo, a temperatura mínima nos próximos dias deve continuar baixa, mas com tendência de alta. Nesta quarta-feira (14), a mínima será de 9°, enquanto na quinta-feira (15) a mínima já subirá para 13°. Na sexta-feira (16) e sábado (17), a temperatura deve girar também em torno de 13°.

Outra preocupação é com a sequidão. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de grande perigo com umidade relativa do ar abaixo de 12%. Com isso, há grande risco de incêndios florestais e à saúde (doenças pulmonares, dores de cabeça e etc). As instruções para a população são: Beba bastante líquido; atividades físicas são nocivas em tal tempo seco; evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia; use hidratante para pele e umidifique o ambiente; evite bebidas diuréticas (café e álcool). Para obter mais informações, as pessoas podem ligar na Defesa Civil (telefone 199) e no Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Últimas Notícias

Esgoto escorre em meio a área de preservação permanente e encobre calçada ao lado do fórum

Veja mais

Mamoré busca técnico jovem para o profissional e planeja fortalecer as categorias de base para 2025

Veja mais

PM encontra 7 fuzis e pode apreender mais armas em Carmo do Paranaíba

Veja mais

Quem são os membros da Associação Paulo Borges nomeados para comandar a Santa Casa

Veja mais

Sicoob Credicopa fará distribuição de brindes e show na abertura do Renascer Natalino, veja

Veja mais

Drones serão usados para reforçar o combate ao mosquito Aedes Aegypti em Patos de Minas

Veja mais