Morador denuncia lançamento de esgoto no Rio Paranaíba pela própria tubulação da Copasa

A denúncia, acompanhada de um vídeo gravado no local, foi encaminhada à redação do Patos Hoje, que foi até o local para verificar a informação.

É possível perceber a diferença na cor da água.

Os equipamentos e tubulações instalados pela Copasa para evitar a poluição do Rio Paranaíba, foram flagrados por moradores do bairro São José Operário despejando esgoto in natura nas águas do Rio. A denúncia, acompanhada de um vídeo gravado no local, foi encaminhada à redação do Patos Hoje, que foi até o local para verificar a informação.

A elevatória construída pela Copasa fica nos fundos do bairro São José Operário, bem ao lado do Estádio do Paranaíba. O maquinário tem a função de receber o esgoto daquela região da cidade e encaminhar para a Estação de Tratamento de Esgoto, evitando assim que os dejetos sejam despejados no Rio Paranaíba.

Mas a elevatória não está funcionando como deveria. Grande quantidade de esgoto que chega à elevatória está sendo jogada diretamente no Rio Paranaíba. A poluição é grande. É possível perceber a diferença na cor da água. Além disso, o mau cheio toma conta do lugar e vem acompanhado de uma espécie de cheiro de gás.

Não foi possível precisar o tempo em que o problema vem ocorrendo. O vídeo encaminhado pelo morador foi gravado na quinta-feira (05). Na manhã desta sexta-feira (06), o problema persistia e com uma intensidade impressionante. Segundo o presidente do CIMA, Ivanildo Alves, o problema é mais grave por causa da concentração de esgoto em um único ponto do rio que está com o volume de água bastante reduzido.

Ivanildo explicou que o contrato com a Copasa estabelece que, para fazer a cobrança da Taxa de Esgoto, é preciso que a poluição dos córregos, nascentes e do Rio Paranaíba seja interrompida. No mês de maio, a Copasa anunciou que já está tratando 80% do esgoto produzido em Patos de Minas.

A redação do Patos Hoje entrou em contato com a assessoria de comunicação da Copasa em Patos de Minas e foi informada de que técnicos da Companhia já estão no local tentando solucionar o problema o mais rápido possível.

Últimas Notícias

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Veja quanto cada candidato de Patos de Minas poderá gastar na campanha eleitoral deste ano

Veja mais

Bombeiros percebem princípio de incêndio, agem rápido e impedem aumento do fogo, em Patrocínio

Veja mais

Ponte instalada mais de meio metro acima do asfalto chama a atenção de motoristas

Veja mais