Morador denuncia lançamento de esgoto no Rio Paranaíba pela própria tubulação da Copasa

A denúncia, acompanhada de um vídeo gravado no local, foi encaminhada à redação do Patos Hoje, que foi até o local para verificar a informação.

É possível perceber a diferença na cor da água.

Os equipamentos e tubulações instalados pela Copasa para evitar a poluição do Rio Paranaíba, foram flagrados por moradores do bairro São José Operário despejando esgoto in natura nas águas do Rio. A denúncia, acompanhada de um vídeo gravado no local, foi encaminhada à redação do Patos Hoje, que foi até o local para verificar a informação.

A elevatória construída pela Copasa fica nos fundos do bairro São José Operário, bem ao lado do Estádio do Paranaíba. O maquinário tem a função de receber o esgoto daquela região da cidade e encaminhar para a Estação de Tratamento de Esgoto, evitando assim que os dejetos sejam despejados no Rio Paranaíba.

Mas a elevatória não está funcionando como deveria. Grande quantidade de esgoto que chega à elevatória está sendo jogada diretamente no Rio Paranaíba. A poluição é grande. É possível perceber a diferença na cor da água. Além disso, o mau cheio toma conta do lugar e vem acompanhado de uma espécie de cheiro de gás.

Não foi possível precisar o tempo em que o problema vem ocorrendo. O vídeo encaminhado pelo morador foi gravado na quinta-feira (05). Na manhã desta sexta-feira (06), o problema persistia e com uma intensidade impressionante. Segundo o presidente do CIMA, Ivanildo Alves, o problema é mais grave por causa da concentração de esgoto em um único ponto do rio que está com o volume de água bastante reduzido.

Ivanildo explicou que o contrato com a Copasa estabelece que, para fazer a cobrança da Taxa de Esgoto, é preciso que a poluição dos córregos, nascentes e do Rio Paranaíba seja interrompida. No mês de maio, a Copasa anunciou que já está tratando 80% do esgoto produzido em Patos de Minas.

A redação do Patos Hoje entrou em contato com a assessoria de comunicação da Copasa em Patos de Minas e foi informada de que técnicos da Companhia já estão no local tentando solucionar o problema o mais rápido possível.

Últimas Notícias

Médico é investigado por curandeirismo em Patos de Minas após venda de “Dudasterida Natural” contra câncer de próstata

Veja mais

Motoristas podem escapar de multa e pontos na CNH em Minas com nova regra automática

Veja mais

Ex-cunhado aterroriza mulher para livrar o irmão que está no presídio por violência contra ela

Veja mais

Delegado de homicídios diz que já tem indícios de autoria e motivação do assassinato de Marcus Vinícius, veja

Veja mais

Ciclista tem que ser transferido para Patos de Minas após ser atropelado na MG 181

Veja mais

Discussão por causa de mordida de criança na filha acaba em marido preso e mulher no hospital

Veja mais