Ministro do STJ considera prisão ilegal e manda soltar o vice-governador Antônio Andrade

O Ministro do STJ, Nefi Cordeiro que concedeu liberdade aos acusados entendeu que houve excesso nas ordens de prisão.

O vice-governador Antônio Andrade ganhou a liberdade nessa segunda-feira (12).

O vice-governador Antônio Andrade ganhou a liberdade nessa segunda-feira (12), após decisão do Superior Tribunal de Justiça. O ministro do STJ Nefi Cordeiro concedeu Habeas Corpus, não só ao vice-governador como também para todos os envolvidos na Operação Capitu  que estavam presos desde a última sexta-feira.

Também foram soltos o deputado estadual, João Magalhães (MDB), os executivos da JBS, Joesley Batista, Ricardo Saud e Demilton Antônio de Castro e o ex-conselheiro fiscal da JBS, Florisvaldo Caetano de Oliveira,  os advogados, Odo Adão Filho, Mauro Luiz Rodrigues de Souza e Araújo, Ildeu da Cunha Pereira, Mateus de Moura Lima, Cláudio Soares Donato, José Francisco Franco da Silva Olibeira, Marcelo Pires Pinheiro e Fernando Manuel Pires Pinheiro e os empresários Walter Santana Arantes e Waldir Rocha Pena.

Os presos na Operação Capitu desencadeada pela Polícia Federal na última sexta-feira são acusados de receberem vantagens do Grupo JBS para emitirem medidas provisórias que beneficiassem a empresa. Na época, Antônio Andrade foi Ministro da Agricultura e teria assinado duas medidas provisórias. Ele nega. Em nota, o vice-governador disse que já prestou todos os esclarecimentos e colocou à disposição da Justiça sua declaração de bens e também de seus familiares.

O  Ministro do STJ, Nefi Cordeiro que concedeu liberdade aos acusados entendeu que houve excesso nas ordens de prisão. O ministro explicou que “esconder fatos hoje não significa que se prejudique a colheita de provas, mesmo investigatórias, do limite fático já revelado e criminalmente perseguido”. Segundo Cordeiro é ilegal  prisão por descumprimento de delação premiada.

Últimas Notícias

Com reforço no efetivo, Polícia Militar lança Operação Natalina 2025 em Patos de Minas

Veja mais

Consumidores caem em pressão de corretores e assinam contratos caros durante as férias, alerta Procon

Veja mais

Prefeitura regulamenta estacionamento para pessoas com autismo e mostra como pedir cartão

Veja mais

Vigilância encontra produtos de limpeza proibidos de venda em comércios de Patos de Minas e alerta

Veja mais

Casal acaba preso após câmeras gravarem homem escalando poste e furtando fiação e medidores de energia

Veja mais

DNIT inicia manutenção na BR 352 em Patos de Minas e moradores comemoram melhorias no trecho

Veja mais