Ministro Alexandre Silveira anuncia destinação de R$ 95,5 milhões para obras em São Gotardo

O investimento tem como objetivo melhorar o escoamento de águas pluviais, reduzir pontos de alagamento e fortalecer a infraestrutura urbana da cidade.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou a destinação de aproximadamente R$ 95,5 milhões para obras de drenagem urbana e saneamento básico no município de São Gotardo. O investimento tem como objetivo melhorar o escoamento de águas pluviais, reduzir pontos de alagamento e fortalecer a infraestrutura urbana da cidade.

Os recursos fazem parte do Programa de Revitalização de Recursos Hídricos, criado após a desestatização da Eletrobras, e são voltados à recuperação das bacias hidrográficas dos rios São Francisco, Grande e Paranaíba. O pacote inclui intervenções como ampliação da rede de coleta e tratamento de esgoto, implantação de interceptores e redes coletoras, além de ações de recuperação ambiental.

De acordo com o ministro, os projetos foram apresentados pelo próprio governo e aprovados pelo comitê gestor responsável. As obras também integram as ações do Novo PAC, programa federal de aceleração de investimentos em infraestrutura.

“Garantir saneamento básico dos nossos municípios é um dever do Estado. Não existe desenvolvimento sem saneamento. Esses recursos serão decisivos para mudar a realidade da população, levando mais saúde, dignidade e preservação ambiental”, destacou Silveira.

O projeto prevê ainda a modernização dos sistemas de drenagem urbana, com intervenções estruturantes que devem ajudar a minimizar os impactos de eventos climáticos extremos. A expectativa é que as obras também contribuam para a melhoria da mobilidade urbana e da segurança da população.

Além disso, as ações têm impacto direto na preservação ambiental, ao evitar que resíduos e sedimentos sejam levados para os cursos d’água, contribuindo para a recuperação e manutenção dos recursos hídricos da região.

Recentemente, moradores de São Gotardo foram bastante afetados por um forte temporal que atingiu a cidade. Árvores e construções foram derrubadas e pontes caíram. As obras a serem executadas são também para evitar situações como esta.

Últimas Notícias

Operação Semana Santa termina sem mortes, mesmo com flagrantes de 80 motoristas embriagados

Veja mais

Bitrem tomba com 38 toneladas de soja após pane mecânica na MG 188 e interdita totalmente rodovia

Veja mais

Motociclista é perseguido e assassinado a tiros nas imediações do bairro Barreiro, em Patos de Minas

Veja mais

Vídeo mostra motorista em fúria dando ré e batendo em carro parado na porta da casa da ex-mulher; veja

Veja mais

Homem é preso após agredir esposa na frente dos filhos durante volta de festa de aniversário em Patos de Minas

Veja mais

Homem é localizado em caçamba após agredir companheira, destruir móveis e tentar fugir com tornozeleira coberta por papel-alumínio

Veja mais