Ministério Público multa Agências Bancárias que descumprem Lei dos 15 minutos

A multa mínima para quem descumpre a determinação é de R$ 10 mil. Em caso de reincidência esse valor é dobrado.

O Ministério Público começou a cobrar, das agências bancárias de Patos de Minas, o cumprimento da Lei Municipal que estipula tempo mínimo para o atendimento dos usuários. Na última semana, servidores do MP percorreram os estabelecimentos bancários e flagraram, pelo menos, três agências descumprindo a determinação.

De acordo com a Lei, em dias normais a espera na fila dos Bancos não pode passar de 15 minutos. Ás vésperas e após os feriados prolongados, o tempo de espera pode ser de até 25 minutos e sobe para 30 minutos nos dias de pagamentos de funcionários públicos. Os correntistas deverão receber senha para comprovar o tempo de espera.

A Lei é de 2006, mas nunca foi cumprida. O Ministério Público teve que entrar com uma ação na Justiça para fazer com que as agências bancárias reconhecessem a determinação. Mesmo assim, nem todos respeitam e cumprem as obrigações previstas na lei.

Na primeira fiscalização realizada pelo Ministério Público, três agências foram flagradas descumprindo o tempo previsto na lei. Caixa Econômica Federal, Bradesco e Banco do Brasil não conseguiram atender os clientes dentro do prazo.

De acordo com o Promotor de Justiça, José Carlos de Oliveira Campos Júnior, responsável pela Curadoria de Defesa do Consumidor, a fiscalização vai continuar. A multa mínima para quem descumpre a determinação é de R$ 10 mil. Em caso de reincidência esse valor é dobrado.

Últimas Notícias

Carro inicia conversão e é atingido por motociclista que fazia ultrapassagem, em Patos de Minas

Veja mais

Moradores usam sacolinhas plásticas para sinalizar fiação caída em via de Patos de Minas

Veja mais

Empresário discute com a esposa e acaba preso após ameaçar invadir festa com caminhonete

Veja mais

Devotos de Nossa Senhora da Abadia terão pontos de apoio para fazer suas romarias

Veja mais

Jovens atletas patenses conquistam medalhas no Campeonato Brasileiro de Karatê

Veja mais

Motociclista tem múltiplas fraturas após acidente e motorista com sinais de embriaguez diz ter usado cocaína

Veja mais