Ministério Público multa Agências Bancárias que descumprem Lei dos 15 minutos

A multa mínima para quem descumpre a determinação é de R$ 10 mil. Em caso de reincidência esse valor é dobrado.

O Ministério Público começou a cobrar, das agências bancárias de Patos de Minas, o cumprimento da Lei Municipal que estipula tempo mínimo para o atendimento dos usuários. Na última semana, servidores do MP percorreram os estabelecimentos bancários e flagraram, pelo menos, três agências descumprindo a determinação.

De acordo com a Lei, em dias normais a espera na fila dos Bancos não pode passar de 15 minutos. Ás vésperas e após os feriados prolongados, o tempo de espera pode ser de até 25 minutos e sobe para 30 minutos nos dias de pagamentos de funcionários públicos. Os correntistas deverão receber senha para comprovar o tempo de espera.

A Lei é de 2006, mas nunca foi cumprida. O Ministério Público teve que entrar com uma ação na Justiça para fazer com que as agências bancárias reconhecessem a determinação. Mesmo assim, nem todos respeitam e cumprem as obrigações previstas na lei.

Na primeira fiscalização realizada pelo Ministério Público, três agências foram flagradas descumprindo o tempo previsto na lei. Caixa Econômica Federal, Bradesco e Banco do Brasil não conseguiram atender os clientes dentro do prazo.

De acordo com o Promotor de Justiça, José Carlos de Oliveira Campos Júnior, responsável pela Curadoria de Defesa do Consumidor, a fiscalização vai continuar. A multa mínima para quem descumpre a determinação é de R$ 10 mil. Em caso de reincidência esse valor é dobrado.

Últimas Notícias

Homem vai embriagado até bar, entra em luta com funcionário e ambos vão parar na delegacia

Veja mais

Casal é preso por furtar treliça de construção e ser flagrado com drogas em Patos de Minas

Veja mais

Homem com tornozeleira eletrônica é preso logo após agredir e assaltar idosa em Patos de Minas

Veja mais

Ladrões cortam correntes e furtam todas as baterias de carretas estacionadas no bairro Guanabara

Veja mais

Fenômeno raro: cometa com longa cauda pode ser visto nos céus de Patos de Minas

Veja mais

Polícia Militar localiza arma artesanal de grosso calibre em lote vago, em Carmo do Paranaíba

Veja mais