Ministério Público ganha nova promotoria e começa 2013 com mudanças

O órgão ganhou mais um integrante, que vai ocupar a 7ª promotoria.


A Promotora Vanessa Dosualdo explicou como ficou a divisão de atribuições no MP.

O Ministério Público de Patos de Minas começou 2013 com um reforço importante. O órgão ganhou mais um integrante, que vai ocupar a 7ª promotoria. A criação da nova pasta também permitiu a readequação das funções entre os titulares. As mudanças foram definidas em comum acordo entre os promotores de justiça.

A 1ª Promotoria de Justiça, ocupada pelo promotor de Justiça Hamilton Antônio Ramos, vai cuidar da defesa dos idosos e das pessoas com deficiência, registros públicos, conflitos agrários e apoio comunitário e da turma recursal do juizado especial cível e criminal.

A 2ª promotoria de Justiça, cujo titular é Jaques Souto Ferreira, vai atuar perante a vara de famílias e sucessões, defesa da saúde, precatórios cíveis e criminais e tutela das funções.

A 3ª Promotoria de Justiça, ocupada pelo promotor Paulo César de Freitas, passa a cuidar da Defesa do Meio Ambiente, Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural, habitação e urbanismo e juizado especial cível e criminal.

A 4ª Promotoria de Justiça, ocupada momentaneamente pela promotora Luana Cimeta, vai atuar nos feitos criminais de numeração final ímpar, combate ao crime organizado e investigação criminal e defesa da ordem econômica e tributária.

A 5ª Promotoria de Justiça, cujo titular é José Carlos de Oliveira Campos Júnior, continua cuidando da Defesa do Consumidor e Procon Estadual e Defesa do Patrimônio Público.

A 6ª Promotoria de Justiça, ocupada pelo promotor Paulo Henrique Delicole, vai cuidar integralmente dos casos que envolvem crianças e adolescentes, tanto na defesa, quanto na execução penal.

E a recém criada 7ª Promotoria de Justiça ficará responsável pela atuação nos feitos criminais de numeração final par, combate ao crime organizado e investigação criminal, defesa dos direitos humanos e controle externo da atividade policial. A definição do nome do novo promotor ocorrerá em votação na próxima segunda-feira, mas é quase certo o nome de Rodrigo Taufic que estava na cidade de Patrocínio.

A promotora de Justiça Vanessa Dosualdo Freitas, que é a titular da 4ª Promotoria de Justiça, vai continuar atuando na Coordenadoria Regional da Infância e da Juventude. Ela também ocupa a Secretaria do Ministério Público e afirma que as mudanças vão permitir uma melhora nos serviços que o órgão disponibiliza para a população de Patos de Minas e da região.

Uma lei de 2002 autoriza a criação de mais quatro promotorias, chegando a 10 no Ministério Público de Patos de Minas. 10 anos depois a cidade recebe autorização para a criação da 7ª promotoria. A expectativa é de que, com a construção da sede própria no bairro Copacabana, as outras três promotorias já existentes sejam instaladas.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Polícia Militar prende homem por furtar cerca de R$34.000,00 em joias de ouro, em Carmo do Paranaíba

Veja mais

Desacordo em compra de arma termina com quatro homens presos e mais de R$180mil apreendidos

Veja mais

Mulher morre após se afogar nas águas da Lagoa Grande, em Patos de Minas

Veja mais

Médico acaba na delegacia após ataque de fúria em condomínio em Patos de Minas

Veja mais

Como vivem os artistas de rua? Colombiano em Patos de Minas conta como é a rotina

Veja mais

Secretária apresenta novas tecnologias no combate às arboviroses e fala sobre situação da dengue

Veja mais