Ministério da Saúde publica portaria e Patos de Minas volta a ter serviços de cardiologia pelo SUS

A boa notícia chega na semana em que a Santa Casa de Misericórdia completa três anos de funcionamento (10/8) em Patos de Minas.

O Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial desta quinta-feira (08) a tão aguardada portaria que autoriza e libera os recursos para a realização dos serviços de cardiologia e hemodinâmica pelo SUS. Os atendimentos serão feitos na Santa Casa de Misericórdia.

A boa notícia chega na semana em que a Santa Casa de Misericórdia completa três anos de funcionamento (10/8) em Patos de Minas. A portaria GM/MS nº4.950/2024, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (8/8), confere duas habilitações à instituição: Unidade de Assistência de Alta Complexidade Cardiovascular e Cirurgia Cardiovascular e Procedimentos em Cardiologia Intervencionista.

Com a habilitação, a população local ganha de volta a possibilidade de realizar tratamentos e procedimentos cardiovasculares no próprio município. Vale lembrar que, desde 2017, moradores de Patos de Minas que necessitam desses serviços pela rede pública são encaminhados para São Sebastião do Paraíso, há mais de 400km.

Os estabelecimentos habilitados em Alta Complexidade Cardiovascular possuem condições técnicas, instalações físicas, equipamentos e recursos humanos adequados para a prestação de assistência especializada a portadores de doenças do sistema cardiovascular, podendo oferecer cateterismo, angioplastia, implante de marcapasso, cirurgia cardíaca por esternotomia ("abertura do peito"), consultas e exames especializados. E, com a habilitação, a Santa Casa fica apta a realizar todos esses serviços.

A hemodinâmica da Santa Casa de Misericórdia terá porta aberta para pacientes encaminhados pelo Samu ou regulados pela UPA, por meio do SUS Fácil. Além de Patos de Minas, os outros 32 municípios que compõem a Macrorregião Noroeste também serão beneficiados com o credenciamento.

Últimas Notícias

Homem com várias passagens policiais é preso após tentativa de furto em loja de calçados, em Patos de Minas

Veja mais

Cuidados no preparo e armazenamento dos alimentos garantem ceias mais seguras no fim de ano

Veja mais

URT anuncia jogos-treinos contra Atlético-MG sub20 e Itabirito antes da estreia no Campeonato Mineiro

Veja mais

Saiba o que abre e fecha em Patos de Minas durante e após o feriado de Natal

Veja mais

PM Rodoviária aborda carro com 3 jovens na MGC 354 e apreende droga avaliada em R$ 40 mil

Veja mais

Decreto estabelece indulto natalino a condenados; Doutor Brian explica quem tem direito

Veja mais