Mineiros já podem acionar a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros pela internet

Os mais de 20 milhões de habitantes do estado já podem contar com o Emergência MG, serviço que permite acionar as Forças de Segurança e enviar fotos, vídeos e a localização

Importante notícia para os mineiros: o Emergência MG , serviço de acionamento das Forças de Segurança pela internet, chega a todo o estado nesta sexta-feira (21/3). O anúncio foi feito pelo governador Romeu Zema em entrevista coletiva em Ipatinga, no Vale do Aço, onde também foi apresentada a nova sede da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) no município.

Com a expansão, o programa lançado pelo Governo de Minas em dezembro de 2023 alcança, agora, todos os mais de 20 milhões de habitantes do estado.

De acordo com informações do Governo Estadual, o Emergência MG permite, em uma única plataforma, o acionamento da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros Militar via chat.

São três formas de acesso: por meio do site www.emergencia.mg.gov.br , pelo aplicativo do Governo de Minas (MG App) e pelo Telegram (buscando na lupa de busca por Emergência MG).

Além das facilidades do chat virtual, o Emergência MG é, ainda, um canal inclusivo, pois permite que seja utilizado por pessoas surdas. Outra novidade é que a interface com a tecnologia possibilita, de forma segura, o compartilhamento de localização, o envio de fotos e a realização de videochamadas para relatar as situações de emergência, como um bebê engasgado, por exemplo.

Coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança pública (Sejusp), o Emergência MG foi desenvolvido de forma integrada, com ampla participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), TabControl e Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

Ampliação gradativa do serviço

Na primeira fase, o Emergência MG foi lançado em Lagoa Santa, como projeto piloto e, depois de testes, expandido para a capital e outros oito municípios. De lá para cá ocorreram mais três expansões contemplando 107 cidades mineiras. A escala gradativa buscou garantir total segurança à alta demanda gerada pelo acionamento dos tridígitos 190, 197 e 193, até chegar, agora, a todo o estado.

"Isso cria uma alternativa muito útil. Uma pessoa surda pode ter dificuldades com o serviço tradicional. As mulheres às vezes precisam fazer um acionamento mais discreto, o que é possível através do celular, fazendo com que tenhamos uma reação policial mais rápida e mais efetiva", destacou o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões.

É importante destacar que o Emergência MG não substitui os tridígitos 190, 197 e 193. Ele é mais uma alternativa de acionamento das polícias e bombeiros, visando inovação tecnológica e inclusão.

Até o lançamento do Emergência MG a única forma de chamar as polícias e os Bombeiros Militares em Minas Gerais era por meio do telefone. Agora, o chat do Emergência MG é mais um aliado da população.

“Essa iniciativa é muito importante porque conseguimos acionar as forças de segurança de forma bem rápida, além de ser intuitivo. Já usei algumas vezes, principalmente para focos de incêndio na mata, e achei bem didático”, ressalta Geralda Souza, 72 anos, moradora de Pedro Leopoldo, uma das primeiras cidades a ser contemplada com a expansão.

Fonte: Agência Minas

Últimas Notícias

Homem flagra a casa do pai sendo furtada, persegue suspeito e o imobiliza até a chegada da polícia

Veja mais

Jovem de 22 anos é preso após sequência de roubos e furtos no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Carro derrapa na pista molhada e bate em barranco na MG410, em Presidente Olegário

Veja mais

Carro de família que viajava pela MG 230 é atingido violentamente por árvore e motorista fica ferido

Veja mais

Chuvas ajudam a amenizar o calor, mas causam estragos em Patos de Minas e na região

Veja mais

Família perde tudo em incêndio em residência no distrito de Santiago e pede ajuda para recomeçar

Veja mais