Mineiro inventor do Bina pode ganhar indenização de R$ 5 bilhões de operadora

O processo se arrasta há décadas nos tribunais e a decisão está próxima.

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal retoma nesta quinta-feira o julgamento da ação movida pelo inventor do Bina (ou identificar de chamadas), o mineiro Nélio Nicolai, 76 anos. O processo se arrasta há décadas nos tribunais e a decisão está próxima.

Formado em eletrotécnica pelo Cefet de Belo Horizonte, Nélio inventou o Bina em 1992. O serviço atualmente é usado em mais de 70 bilhões de aparelhos celulares no mundo. O inventor mineiro tem a patente desde 1997 e tenta na Justiça garantir seus direitos.

O julgamento desta quinta envolve a operadora Vivo e pode se tornar a maior causa de indenização sobre propriedade industrial do Brasil e do mundo. Ele pede pagamento de royalties pelo uso do identificador e o valor da causa é de R$ 5 bilhões. Um resultado favorável abrirá precedente para o inventor acionar a Justiça contra as demais operadoras do Brasil e, posteriormente, do mundo.

“(O processo) vem sendo julgado desde 98. E agora é um reconhecimento final. Pode ser considerado o maior processo que já houve em todo mundo, em termos de valores e de aplicação de tecnologia”, disse Nélio Nicolai, em entrevista à Itatiaia.

Nélio disse que já procurou as operadoras diversas vezes. No entanto, elas alegaram que existe patente e disseram para ele buscar a Justiça para ter o reconhecimento. “As multinacionais gostam muito de falar que eu não registrei a patente. Se eu não tivesse registrado, não poderia nem entrar com o processo”, disse o mineiro.

O Bina é o segundo invento brasileiro efetivamente universalizado. O primeiro foi o avião, inventado por Santos Dumont.

Fonte: Rádio Itatiaia

Últimas Notícias

Coopatos celebra a conquista do troféu "Prata" no Prêmio SomosCoop - Excelência em Gestão 2025

Veja mais

Câmeras de segurança registraram tremor de terra que assustou moradores da região

Veja mais

Polícia Militar lança “Operação Filhos de Minas” para reforçar segurança do comércio em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso em flagrante após arrombar padrão de energia e tentar cortar fiação com faca

Veja mais

Defesa Civil emite alerta para tempestades e grandes volumes de chuva em Patos de Minas

Veja mais

Homem que matou desafeto na frente da filha é condenado a mais de 11 anos em Patos de Minas

Veja mais