Minas tem safra recorde de cana de açúcar e passa a ser o segundo maior produtor do País

Minas Gerais vai alcançar, em 2008, uma safra de cana-de-açúcar da ordem de 60,2 milhões de toneladas.

Minas Gerais vai alcançar, em 2008, uma safra de cana-de-açúcar da ordem de 60,2 milhões de toneladas, 47% maior que a do ano passado, que foi de cerca de 46 milhões de toneladas. Com essa previsão de colheita recorde anunciada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Estado saltou para o segundo lugar como produtor de cana-de-açúcar no Brasil, superando o Paraná, que tem estimativa de produção de 54,4 milhões de toneladas este ano. A liderança nacional continua com São Paulo, que tem a estimativa de 410 milhões de toneladas no conjunto de 710,3 milhões de toneladas produzidas no país.

De acordo com o secretário da Agricultura do Estado, Gilman Viana Rodrigues, o aumento da produção da cana-de-açúcar em Minas Gerais é simultâneo à expansão da safra de grãos e outros produtos. “O uso do solo mineiro aumenta a oferta do combustível renovável de alta qualidade ambiental e também a produção de açúcar, possibilitando ainda maiores safras de alimentos como o milho, que tem estimativa da ordem de 6,6 milhões de toneladas, um crescimento de 6% em relação à safra do ano passado, que era a maior da história, com 6,2 milhões de toneladas”. Ele acrescenta que o feijão terá safra de 567 mil toneladas, 12,6% em relação à safra anterior. “O leite também teve destaque, com 7,6 bilhões de litros, ou 3,7% de aumento em relação ao ano anterior”, assinala.

Minas Gerais continua em terceiro lugar quanto ao volume de cana-de-açúcar destinado ao setor sucroalcooleiro. A previsão da Conab é de que, neste ano, serão destinados cerca de 25 milhões de toneladas da matéria-prima para a indústria de álcool e 17,9 milhões de toneladas para a produção de açúcar em Minas. Já o Paraná destina 26,7 milhões de toneladas de cana para o processamento de álcool e 20,4 mil toneladas para a produção de açúcar.

Neste caso, de acordo com a Conab, Minas perde posição porque cerca de 17,4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar são encaminhadas para os demais segmentos como a produção de cachaça, rapadura, ração animal, mudas e outros. O Paraná destina apenas 7,4 milhões toneladas da matéria-prima para as atividades desses segmentos.

De acordo com a Conab, nesta safra a indústria de álcool em Minas vai produzir cerca de 2,2 bilhões de litros, em comparação com o volume de 1,9 bilhão da safra anterior. Para a indústria de açúcar está prevista a produção de cerca de 2,5 milhões de toneladas, contra 2,1 milhões de toneladas da safra anterior.

Indústria forte

A atividade sucroalcooleira, em Minas Gerais, tem seu maior pólo no Triângulo, com cerca de 70% das indústrias, informa o Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool (Sindaçúcar). Segundo a entidade, o Estado conta com 36 usinas em produção e até 2012 terá 52 unidades, prevendo-se investimentos da ordem de US$ 3 bilhões no período. Estima-se que, na safra 2012/2013, serão processados 84 milhões de toneladas de cana, em comparação com os 42,8 milhões de toneladas atuais. Está prevista também a produção de 4,2 bilhões de litros de álcool e de 4,6 milhões de toneladas de açúcar em 2012/2013.

Últimas Notícias

Após flagrante de idoso de 75 anos transportando drogas, PM apreende grande quantidade de maconha

Veja mais

Cartório Eleitoral de Patos de Minas faz plantão no final de semana para regularização de títulos

Veja mais

Sindicato Rural lança Rodeio Fenamilho com dois carros zero em prêmios e muitas novidades

Veja mais

Mesmo baleado e perseguido por atiradores, jovem consegue fugir e buscar socorro em Patos de Minas

Veja mais

Homem cobra dívida de jovem por aluguel de bicicleta e é esfaqueado em bar, no centro de Varjão de Minas

Veja mais

DB Agricultura e Pecuária publica nota de profundo pesar pela morte de trabalhadores

Veja mais