Minas Gerais tem expectativa de safra recorde de grãos neste ano

Volume de 13,8 milhões de toneladas supera em 17% a safra anterior. Milho e soja representam 90% da produção mineira de grãos

Em relação à cultura do milho, os produtores dispõem de capital para financiamento da produção.

Minas Gerais deve colher safra recorde de 13,8 milhões de toneladas de grãos neste ano. O volume esperado para a safra 2016/2017 é 17,1% superior à safra passada. A área plantada deve alcançar 3,3 milhões de hectares.

Os números fazem parte dos levantamentos de safra realizados pela Conab e pelo IBGE e foram analisados pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Milho e soja representam 90% da produção mineira de grãos, que engloba também o feijão, algodão, sorgo, trigo, arroz, amendoim, girassol e mamona. As principais regiões produtoras são o Noroeste, Triângulo e Alto Paranaíba, que totalizam 67,2 % da produção.

Esse bom resultado se deve ao esperado ganho de produtividade. Nesta safra as lavouras de milho e soja foram influenciadas pelos bons níveis de preços que antecederam o período de plantio.

Segundo o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leitão, a possibilidade de colhermos uma safra recorde é essencial para dinamizar a economia mineira, pois revitaliza as agroindústrias do complexo soja, além de ofertar milho e farelo de soja, que são produtos essenciais para a produção de proteína animal, a exemplo das carnes (bovina, frango e suína), ovos e leite.

Em relação à cultura do milho, os produtores dispõem de capital para financiamento da produção, bem como utilizam bom nível tecnológico no sistema de cultivo. Essas características criam para a cultura a expectativa de elevadas produtividades, o que vai depender do desempenho da atividade climática.

No caso da soja, a estratégia montada pelos produtores, nessa safra, foi apostar no aumento do plantio da oleaginosa utilizando o melhor pacote tecnológico disponível, como forma de compensar a frustração da temporada passada.

Estimativa Safra Grãos MG 2016/2017

Milho – 7,8 milhões de toneladas (+32,2%)

Soja – 4,6 milhões de toneladas (-2,1%)

Sorgo – 516,8 mil toneladas (+48,7%)

Feijão – 559 mil toneladas (+7,5%)

Arroz – 16,1 mil toneladas (+7,3%)

Mamona – 9,3 mil toneladas (+38,8%)

Fonte: Agência Minas

Últimas Notícias

IPVA 2026 em Minas Gerais começa a vencer no dia 09 de fevereiro; veja tabela

Veja mais

Natal provoca aumento na movimentação da Rodoviária de Patos de Minas; saiba principais destinos

Veja mais

Filho é preso em flagrante por invadir casa da mãe e descumprir medida protetiva em Patos de Minas

Veja mais

Defesa Civil alerta para a possibilidade de tempestades até o natal em Patos de Minas

Veja mais

DER-MG restringe tráfego de veículos de grande porte nas rodovias estaduais durante o Natal e o Ano Novo

Veja mais

Copasa fica sem energia e pode deixar diversos bairros de Patos de Minas sem água

Veja mais