Minas Gerais tem 287 cidades aptas a fornecerem carne bovina à União Européia

A partir de segunda-feira (1º), 287 municípios mineiros estão autorizados a fornecer carne bovina à União Européia (EU).

A partir de segunda-feira (1º), 287 municípios mineiros estão autorizados a fornecer carne bovina à União Européia (EU). A medida, anunciada em outubro, foi publicada esta semana no jornal oficial do bloco. Com isso, todas as regiões do Estado podem ter propriedades credenciadas para fornecer a carne bovina in natura. A decisão da Diretoria-Geral para Saúde e Consumidores da União Européia (DG-Sanco) também beneficia o estado do Mato Grosso e a maior parte do Mato Grosso do Sul.

Os municípios mineiros liberados pertencem às regiões Sudoeste, Sul e Central do Estado. Desde 1994, eles estavam impedidos de exportar para o bloco por causa de focos de febre aftosa no Estado, registrados no ano anterior. A sanção estava mantida mesmo com o reconhecimento de Minas Gerais, pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE), como área livre de aftosa com vacinação. O rebanho das regiões liberadas é de aproximadamente 6 milhões de cabeças.

As fazendas dos 287 municípios mineiros que queiram fornecer carne bovina aos frigoríficos que exportam para a União Européia terão que seguir as regras nacionais de rastreamento do rebanho (Sisbov) e passar por auditorias do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura. A medida é a mesma já adotada nas outras regiões do Estado que vendem carne bovina para o bloco.

Fazendas aprovadas

Com a ampliação dos números de municípios mineiros autorizados, as exportações mineiras para a União Européia podem crescer cerca de 20%. Minas Gerais é o Estado com o maior número de fazendas aptas a fornecer carne bovina para o bloco. São 306 propriedades, cerca de 50% do total. Segundo o secretário Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Viana, os pecuaristas que vendem boi rastreado para exportação conseguem um valor adicional entre R$ 10 e R$ 15 por arroba.

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais