Minas Gerais supera o Mato Grosso do Sul e tem o segundo maior rebanho do país

Minas Gerais passou a ter o segundo maior rebanho bovino do país, com 11,3% do total.

Minas Gerais passou a ter o segundo maior rebanho bovino do país, com 11,3% do total. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no Censo Agropecuário de 2007. Segundo o IBGE, o Estado conquistou uma posição no ranking, superando o Mato Grosso do Sul. A liderança nacional continua com o Estado do Mato Grosso, que detém 12,9% do rebanho brasileiro.

Segundo o censo, Minas Gerais conta com um rebanho bovino de 22,5 milhões de cabeças. O crescimento foi de 1,7% em relação ao ano de 2006, enquanto, na média nacional, houve uma redução de 3% do rebanho bovino, que conta com 199,7 milhões de cabeças.

“Em 2006 e 2007, os baixos preços pagos aos pecuaristas de corte e a alta do custo de produção, fizeram com que produtores de muitos estados vendessem matrizes para abate. Como em Minas o rebanho leiteiro é expressivo, o abate foi menor”, explica o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Viana Rodrigues.

O censo do IBGE também mostra que Minas lidera a participação no valor total da produção pecuária primária, com 26,1% do total. Na produção leiteira, o Estado também está em primeiro lugar com 30,3% no valor total. Ocupa ainda o segundo lugar (13,6%) no valor da produção de ovos de galinha, atrás de São Paulo. “A pecuária básica é um componente expressivo do PIB do agronegócio mineiro, que já cresceu 14% no acumulado dos primeiros oito meses de 2008 e deve fechar o ano em R$ 88,6 bilhões”, explica o secretário.

Na lista do efetivo de eqüinos, Minas Gerais também é líder, com 838 mil cabeças e 15% do total. Destaque para o município de Unaí, que conta com 9,8 mil animais. Em relação do rebanho ao muares (mula), Minas está em segundo lugar, com 162 mil cabeças e 12% da participação nacional.

O estado também tem a vice-liderança no número de cabeças de galinhas poedeiras. São 23,2 milhões de aves, ou seja, 11,7% da participação nacional. Destaque para o município de Itanhandu, no Sul de Minas, com 3,5 milhões de galinhas.

Últimas Notícias

Obra da COPASA provoca grande quantidade de poeira, suja casas e comércios e revolta moradores

Veja mais

Câmara Municipal de Varjão de Minas/MG, torna-se público Pregão Presencial nº 01 /2024

Veja mais

Motorista inabilitado, embriagado e que discutia com namorada é preso após causar acidente

Veja mais

Motorista que usava o celular e com sinais de embriaguez acaba preso após causar acidente com carros estacionados

Veja mais

Homem acaba preso por receptação ao ser flagrado com peças de moto furtada em Patos de Minas

Veja mais

Sicoob Credicopa lança campanha de Crédito Consignado com as melhores taxas

Veja mais