Minas Gerais supera o Mato Grosso do Sul e tem o segundo maior rebanho do país

Minas Gerais passou a ter o segundo maior rebanho bovino do país, com 11,3% do total.

Minas Gerais passou a ter o segundo maior rebanho bovino do país, com 11,3% do total. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no Censo Agropecuário de 2007. Segundo o IBGE, o Estado conquistou uma posição no ranking, superando o Mato Grosso do Sul. A liderança nacional continua com o Estado do Mato Grosso, que detém 12,9% do rebanho brasileiro.

Segundo o censo, Minas Gerais conta com um rebanho bovino de 22,5 milhões de cabeças. O crescimento foi de 1,7% em relação ao ano de 2006, enquanto, na média nacional, houve uma redução de 3% do rebanho bovino, que conta com 199,7 milhões de cabeças.

“Em 2006 e 2007, os baixos preços pagos aos pecuaristas de corte e a alta do custo de produção, fizeram com que produtores de muitos estados vendessem matrizes para abate. Como em Minas o rebanho leiteiro é expressivo, o abate foi menor”, explica o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Viana Rodrigues.

O censo do IBGE também mostra que Minas lidera a participação no valor total da produção pecuária primária, com 26,1% do total. Na produção leiteira, o Estado também está em primeiro lugar com 30,3% no valor total. Ocupa ainda o segundo lugar (13,6%) no valor da produção de ovos de galinha, atrás de São Paulo. “A pecuária básica é um componente expressivo do PIB do agronegócio mineiro, que já cresceu 14% no acumulado dos primeiros oito meses de 2008 e deve fechar o ano em R$ 88,6 bilhões”, explica o secretário.

Na lista do efetivo de eqüinos, Minas Gerais também é líder, com 838 mil cabeças e 15% do total. Destaque para o município de Unaí, que conta com 9,8 mil animais. Em relação do rebanho ao muares (mula), Minas está em segundo lugar, com 162 mil cabeças e 12% da participação nacional.

O estado também tem a vice-liderança no número de cabeças de galinhas poedeiras. São 23,2 milhões de aves, ou seja, 11,7% da participação nacional. Destaque para o município de Itanhandu, no Sul de Minas, com 3,5 milhões de galinhas.

Últimas Notícias

Sucesso na estreia: II Circuito Patense de Xadrez Rápido reúne entusiastas em Patos de Minas

Veja mais

Mulher borrifa perfume em cama e incendeia sobrado após brigar com o namorado

Veja mais

Patos de Minas será contemplado com doses da vacina contra a Dengue

Veja mais

Proibido de se aproximar, homem dá socos e enforca ex com bebê nos braços em Patos de Minas

Veja mais

Sicoob Credicopa distribui 1.500 livros de Educação Financeira para escolas de Patos de Minas

Veja mais

Pessoas com deficiência também podem praticar esportes e de graça; inscrições estão abertas

Veja mais