Minas Gerais bate recorde na produção de feijão e milho

O crescimento da safra é de 12,6% em relação à safra anterior e supera também a colheita de 2005 até então a maior da história.

A produção de feijão e milho em Minas Gerais será recorde este ano. Segundo o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safra 2007/2008, a colheita de feijão no Estado vai ser de 567 mil toneladas. O crescimento da safra do grão é de 12,6% em relação à safra anterior e também supera a colheita de 2005 – até então a maior da história –, que foi de 566 mil toneladas.

“Os preços do feijão pagos ao produtor neste ano superaram a média histórica e incentivaram os agricultores a investir na cultura”, afirmou o superintendente de Política e Economia Agrícola da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), João Ricardo Albanez. De acordo com análise do Centro de Inteligência do Feijão (www.cifeijao.com.br), mantido pela Seapa e pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), na segunda quinzena de agosto, o preço da saca do feijão carioca em Unaí, Noroeste de Minas, ficou em aproximadamente R$ 152,00. No mesmo período do ano passado, o valor era inferior a R$ 100,00.

A cultura do feijão em Minas Gerais é dividida em três safras. O aumento do plantio, e conseqüentemente da produção, foi registrado na segunda e na terceira safra, que deve ser colhida até outubro. O aumento da produção no segundo (22,6%) e no terceiro ciclo (27,8%) compensaram a redução da colheita da primeira safra (6,7%), mais suscetível às condições climáticas. “Praticamente todo o plantio da última safra é irrigado, diminuindo as chances de frustração na colheita”, informou Albanez.


Milho

Já a safra de 6,6 milhões de toneladas de milho registrada este ano em Minas Gerais demonstra um crescimento de 6% em relação à do ano passado, até então a maior da história, com 6,2 milhões de toneladas.

O milho é o principal grão cultivado em Minas e a cultura está presente em 841 municípios. A produção foi beneficiada neste ano pelo clima favorável, com boa distribuição das chuvas. A forte demanda desde o ano passado, com bons preços pagos ao produtor, também influenciou os investimentos significativos nos tratos culturais, colaborando para a safra recorde. O aumento da produtividade das lavouras de milho ocorre sucessivamente em Minas. Desde 1990, o rendimento nas plantações apresentou um crescimento de mais de 200%. Os maiores produtores de milho no Estado são os municípios de Uberaba (Triângulo Mineiro), Unaí (Noroeste) e Sacramento (Alto Paranaíba).

Últimas Notícias

Homem é preso por reiteradamente enviar beijos, acenar e assoviar para garota de 15 anos

Veja mais

Você está sendo vítima de assédio moral? Doutor Brian explica como identificar essa prática

Veja mais

Donos de animais silvestres irregulares podem fazer entrega voluntária sem sofrer penalidades em Patos de Minas

Veja mais

Operação Linha Segura terá fiscalização rigorosa para combater uso de cerol durante as férias escolares

Veja mais

Credicopa premia projetos inovadores de estudantes da zona rural em parceria com a Polícia Militar

Veja mais

PRF encontra tabletes de maconha escondidos em porta-malas e prende motorista na BR365

Veja mais