Minas Gerais bate recorde na produção de feijão e milho

O crescimento da safra é de 12,6% em relação à safra anterior e supera também a colheita de 2005 até então a maior da história.

A produção de feijão e milho em Minas Gerais será recorde este ano. Segundo o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safra 2007/2008, a colheita de feijão no Estado vai ser de 567 mil toneladas. O crescimento da safra do grão é de 12,6% em relação à safra anterior e também supera a colheita de 2005 – até então a maior da história –, que foi de 566 mil toneladas.

“Os preços do feijão pagos ao produtor neste ano superaram a média histórica e incentivaram os agricultores a investir na cultura”, afirmou o superintendente de Política e Economia Agrícola da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), João Ricardo Albanez. De acordo com análise do Centro de Inteligência do Feijão (www.cifeijao.com.br), mantido pela Seapa e pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), na segunda quinzena de agosto, o preço da saca do feijão carioca em Unaí, Noroeste de Minas, ficou em aproximadamente R$ 152,00. No mesmo período do ano passado, o valor era inferior a R$ 100,00.

A cultura do feijão em Minas Gerais é dividida em três safras. O aumento do plantio, e conseqüentemente da produção, foi registrado na segunda e na terceira safra, que deve ser colhida até outubro. O aumento da produção no segundo (22,6%) e no terceiro ciclo (27,8%) compensaram a redução da colheita da primeira safra (6,7%), mais suscetível às condições climáticas. “Praticamente todo o plantio da última safra é irrigado, diminuindo as chances de frustração na colheita”, informou Albanez.


Milho

Já a safra de 6,6 milhões de toneladas de milho registrada este ano em Minas Gerais demonstra um crescimento de 6% em relação à do ano passado, até então a maior da história, com 6,2 milhões de toneladas.

O milho é o principal grão cultivado em Minas e a cultura está presente em 841 municípios. A produção foi beneficiada neste ano pelo clima favorável, com boa distribuição das chuvas. A forte demanda desde o ano passado, com bons preços pagos ao produtor, também influenciou os investimentos significativos nos tratos culturais, colaborando para a safra recorde. O aumento da produtividade das lavouras de milho ocorre sucessivamente em Minas. Desde 1990, o rendimento nas plantações apresentou um crescimento de mais de 200%. Os maiores produtores de milho no Estado são os municípios de Uberaba (Triângulo Mineiro), Unaí (Noroeste) e Sacramento (Alto Paranaíba).

Últimas Notícias

Motociclista de 57 anos é preso por embriaguez ao ser flagrado em zigue-zague pela Av. Afonso Queiroz

Veja mais

Vendas de passaportes da Fenamilho 2024 terminam na sexta-feira; veja como comprar

Veja mais

Fórum Jurídico do Unipam chega a 18ª edição esta semana; inscrições estão abertas

Veja mais

Bombeiros e Samu trabalham horas para resgatar pacientes que fugiram de clínica e caíram em despenhadeiro

Veja mais

URT sai na frente, mas cede empate ao Boa Esporte na estreia no Campeonato Mineiro do Módulo II

Veja mais

Ciclista que participava de competição em Patos de Minas morre em acidente com carro

Veja mais