MG Transplante faz mais uma coleta e Patos alcança o melhor resultado de Minas

O índice é muito maior do que o segundo colocado que foi Montes Claros com índice de 6,4 doações por 100 mil habitantes.


Os rins, as córneas e o fígado seguiram na unidade especial do MG Transplante para a cidade de Uberlândia
Patos de Minas vai fechar 2012 como o melhor resultado do Estado em número de doação de órgãos. Neste sábado (29), a equipe do MG Transplante passou a manhã realizando mais uma coleta de múltiplos órgãos. O que é raro em outras regiões está se transformando rotina nos hospitais patenses. Foram três só esta semana.

De acordo com o médico coordenador do MG Transplante, Thompson Palma, com 14 doações de múltiplos órgãos, Patos de Minas ultrapassou a marca de 9,3 doações para cada 100 mil habitantes. O índice é muito maior do que o segundo colocado que foi Montes Claros com índice de 6,4 doações por 100 mil habitantes. Belo Horizonte teve média de 5,7 doações por 100 mil habitantes e Uberlândia ficou com apenas 2,6 doações por 100 mil habitantes.

O recorde no número de doações de múltiplos órgãos em Patos de Minas foi alcançado esta semana com três doações seguidas. Na quinta-feira (27) os médicos do MG transplante coletaram rins, córneas e fígado de um jovem de 18 anos que morreu vítima de acidente. Na sexta-feira (28), a coleta de órgãos foi de um servidor público de 49 anos que deu entrada no Hospital Regional com traumatismo craniano e teve a morte cerebral diagnosticada.

Na manhã deste sábado (29), os médicos do MG Transplante voltaram a Patos de Minas para coletar córneas, rins e fígado de um jovem de 25 anos. Alan Pereira de Souza sofreu um acidente de moto na rua Major Gote, fraturou as penas e teve complicações em decorrência de uma embolia. Após a constatação da morte cerebral, os familiares decidiram doar os órgãos.

Os rins, as córneas e o fígado seguiram na unidade especial do MG Transplante para a cidade de Uberlândia e lá seguem para outras partes do país para salvar as vidas de cinco pacientes que aguardam na fila. O destino do fígado é a cidade de São Paulo. A paciente já está aguardando para fazer a cirurgia.

O coordenador do MG Transplante , Tompson Palma, voltou a ressaltar a importância da criação de uma unidade do órgão em Patos de Minas. Ele ressaltou a importância da realização dos transplantes aqui mesmo.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais