MG Transplante faz a 1ª captação de múltiplos órgãos do ano em Patos de Minas

A família de um jovem de 28 anos decidiu fazer a doação depois que os médicos constataram a morte cerebral.


Os órgãos foram cuidadosamente embalados e colocados em caixas para uma longa viagem até os pacientes.
Uma equipe de médicos do MG Transplante chegou a Patos de Minas bem cedo nesta quinta-feira (22) para fazer a primeira captação de múltiplos órgãos do ano no município. A família de um jovem de 28 anos decidiu fazer a doação depois que os médicos constataram a morte cerebral. Cinco pessoas que aguardam na fila por um transplante serão beneficiadas.

Foram três horas de operação para a retirada dos órgãos. Quatro médicos e outros seis profissionais de saúde trabalharam na cirurgia. Foram retirados os dois rins, as duas córneas, o fígado e o pâncreas. Os órgãos foram cuidadosamente embalados e colocados em caixas para uma longa viagem até os pacientes.

De acordo com o médico Thomson Marques Palma, coordenador regional do MG Transplantes, a doação de múltiplos órgãos é rara. “A gente considera isso um tesouro”, afirmou. Com uma única doação várias pessoas poderão ser beneficiadas. Neste caso, caso serão cinco pacientes a menos na fila de espera.

Thompson Marques explicou que o processo de doação exige muita agilidade. Enquanto uma equipe faz a retirada dos órgãos, outros profissionais trabalham para localizar os receptores. Neste caso, um paciente de Belo Horizonte vai receber um rim e o fígado. Os pacientes que vão receber as córneas, o pâncreas e o segundo rim terão que ser localizados em 72 horas, segundo o médico.

No ano passado, a equipe do MG Transplante realizou quatro coletas de múltiplos órgãos em Patos de Minas. Esta foi a primeira do ano. De acordo com o médico Thompson Marques o processo, que começa com a autorização da família do morto, é bastante complicado. Ele informou, no entanto, que o trabalho do MG Transplante na região será reforçado para que novas doações sejam feitas.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais