Método de construção de casas do Minha Casa, Minha Vida em Patos de Minas impressiona

O serviço foi iniciado há apenas algumas semanas e dezenas de moradias já foram erguidas.

As ferragens são armadas, já com a tubulação de água quente e fria, esgoto e iluminação.

A construção do primeiro conjunto habitacional do Programa Minha Casa, Minha Vida no bairro Coração Eucarístico tem chamado a atenção pela rapidez na edificação das moradias. O serviço foi iniciado há apenas algumas semanas e dezenas de moradias já foram erguidas, estando prontas para receberem o telhado. O processo segue uma linha de produção.

Patos de Minas foi contemplada com 1600 unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida. Cerca de 850 moradias estão sendo erguidas no bairro Coração Eucarístico, e as demais serão edificadas nas imediações do Jardim Esperança. A empresa Pizzolato é responsável pela obra que tem investimento total de cerca de R$ 100 milhões do Governo Federal.

A obra teve início no final do ano passado com o serviço de terraplanagem. No início do mês passado, a empresa iniciou a edificação das casas com uma rapidez que impressiona. De acordo com Carla Mattar, administradora da obra, seis casas são erguidas diariamente no canteiro de obras. Até essa terça-feira (24) eram 126 moradias erguidas.

As casas são construídas sobre uma base de concreto. As ferragens são armadas, já com a tubulação de água quente e fria, esgoto e iluminação. Em seguida, são colocadas as formas de alumínio, que são preenchidas com concreto. O engenheiro Luciano Silva explica que este método, além de economizar tempo, também contribui com o meio ambiente, já que não tem desperdício e não gera resíduos.

Depois de sair da fôrma, as casas serão cobertas com telhas de PVC sobre armação de ferragem. Após esta etapa, a empreiteira dará início a fase de acabamento das residências. Cláudia Mattar explica que este modelo de habitação é certificado e atende as normas do Governo Federal.

Cerca de 110 profissionais trabalham no canteiro de obras. A expectativa é de que o primeiro conjunto habitacional com 400 moradias seja concluído até o final deste ano para serem entregues à comunidade local.

As casas do Programa Minha Casa, Minha Vida são destinadas à famílias de baixa renda. As unidades habitacionais possuem dois quartos, sala e cozinha conjugadas, banheiro e área de serviço, alcançando cerca de 42 metros quadrados de área construída.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Motorista é preso pela Polícia Militar Rodoviária transportando grande quantidade de maconha, em Patrocínio

Veja mais

Pavimentação é concluída e trânsito na segunda pista da avenida Fátima Porto está liberado

Veja mais

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Motorista embriagado bate em veículo parado, tenta fugir e acaba preso em Patos de Minas

Veja mais