Mesmo sem testemunhas e vítima, foragido é julgado e condenado em Patos de Minas

O autor acabou sendo condenado a 6 anos e três meses de prisão.

O julgamento de um réu por tentativa de homicídio na tarde dessa terça-feira (28) no Fórum de Patos de Minas chamou a atenção. No Tribunal não havia réu, nem testemunhas e muito menos a vítima. Mas o Corpo do Júri estava presente e, mesmo depois de 13 anos, o autor acabou sendo condenado a 6 anos e três meses de prisão.

O crime aconteceu em julho de 2002 no bairro Copacabana. O garimpeiro Antônio Eustáquio Rodrigues, inconformado com a separação, foi até a casa da ex-mulher e, ao receber a confirmação de o relacionamento de 28 anos estava acabado, acabou ferindo Maria Antônia da Silva, com dois golpes de chuço no peito. Antônio foi denunciado por tentativa de homicídio qualificada e chegou a ficar preso por nove meses.

Depois de quase 13 anos, enfim foi marcado o julgamento, mas o réu não esperou. Assim que ganhou a liberdade, ele fugiu e nunca mais foi encontrado. No dia do julgamento, claro, Antônio Eustáquio também não apareceu. A vítima se mudou para outro Estado e também não quis saber do desfecho do caso na Justiça.

A demora no julgamento foi provocada pela brechas existentes na lei. O réu, através da defensoria pública, apelou da primeira decisão, após o acórdão, a defesa apresentou embargo e fez o Tribunal reunir novamente. Com os argumentos rejeitados, a defesa recorreu ao Superior Tribunal de Justiça e por último entrou com um recurso extraordinário no Supremo Tribunal Federal.

Mas enfim chegou o dia do julgamento e, mesmo sem estar presente, Antônio Eustáquio foi condenado a seis anos e três meses de prisão. Um mandado de prisão foi expedido para o garimpeiro que não foi localizado nem para tentar se defender. E olha que este julgamento só foi possível graças a uma mudança na lei ocorrida em 2008. Antes, uma pessoa só podia ser julgada se estivesse presente.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Homem furta celular em veículo, mas acaba preso após rastreamento e imagens de câmeras de segurança

Veja mais

Condutor inabilitado bate em portão, foge do local e é preso com sintomas de embriaguez, em Patos de Minas

Veja mais

Funcionária denuncia importunação sexual de cliente em farmácia em Patos de Minas

Veja mais

Grave acidente na BR040 envolvendo carreta e dois carros tira a vida de médica de Patos de Minas

Veja mais

Furtos em hipermercados não param! Homem é preso ao colocar carne e chocolates dentro da calça

Veja mais

PM Rodoviária prende homem por tráfico de drogas em ônibus interestadual em Patos de Minas

Veja mais