Mesmo com operação, estudantes soltam bomba em escola e acabam na delegacia em Patos de Minas
A ação imediata dos policiais e servidores da escola levou os adolescentes para a delegacia.
A Polícia Militar está realizando uma grande operação nesta quinta-feira (20), véspera do Feriado de Tiradentes, para garantir a proteção das escolas rurais e urbanas em Patos de Minas. Mesmo assim, alguns alunos tentaram aumentar a sensação de insegurança. Um artefato explosivo foi soltado em uma escola estadual no centro da cidade. A ação imediata dos policiais e servidores da escola levou os adolescentes para a delegacia.
As primeiras informações dão conta de que pelo menos 4 estudantes foram os responsáveis pela ignição do artefato explosivo. Eles estariam no banheiro da escola quando o material foi explodido. Câmeras de segurança da instituição confirmaram a explosão e quem teria participado do ato. Havia policiamento no educandário quando houve o episódio.
O Patos Hoje entrou em contato com a Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais para saber mais informações e recebeu o seguinte posicionamento: Sobre o ocorrido na Escola Estadual Professor Antônio Dias Maciel, em Patos de Minas, na manhã desta quinta-feira (20/4), a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) informa que os alunos foram abordados pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) que realizava, no momento do fato, ronda preventiva da Operação de Proteção Escolar, anunciada recentemente pelo Governo de Minas, para garantir a segurança nas escolas em todo estado. A PMMG registrou boletim de ocorrência e os estudantes foram ouvidos e liberados, após a chegada dos responsáveis.
A direção da unidade escolar acompanhou o episódio e acionou o Serviço de Inspeção Escolar da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Patos de Minas, responsável pela coordenação da unidade, que irá comparecer à escola para apuração do caso e de possíveis medidas cabíveis. As atividades pedagógicas ocorrem normalmente.
Nesta quinta-feira (20), devido a fake news, desinformações e ameaças via internet, criou-se um temor de que algo aconteceria nas escolas nesta quinta. Para conter o cenário adverso, a Polícia Militar montou uma grande operação antes do dia amanhecer para levar policiamento a todas as escolas de Patos de Minas. No turno da manhã, não se tem conhecimento de outra ocorrência, tudo transcorrendo com paz, harmonia e muita aprendizagem.
Reportagem atualizada às 17h34 desta quinta-feira (20) para acrescentar a nota da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais