Mentir em currículo pode não ser crime, mas não assegura o emprego - Por Brian Epstein

Para caracterizar documento, tem que ter forma escrita, autoria certa, conteúdo de relevância jurídica e ser apto a enganar.

A interpretação dominante é que a falsificação ou adulteração de currículo não configura crime, isso porque ele não é considerado um documento.

Para caracterizar documento, tem que ter forma escrita, autoria certa, conteúdo de relevância jurídica e ser apto a enganar.
Entendem que o currículo, por si só, não prova nada, não tem capacidade de enganar, pois as declarações nele contidas são suscetíveis de confirmação.
O diploma, certificado de conclusão de curso, de habilidade técnica ou de conclusão de estágio que respaldam o currículo, por serem documentos em si, é que podem ser objeto de adulteração ou falsificação.
Por outro lado, interpretações minoritárias entendem que a mentira no currículo pode configurar falsidade ideológica, que é a omissão, em documento público ou particular, de declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante. Neste caso a pena seria de até 5 anos.
Apesar da interpretação dominante não considerar a prática como criminosa, mentir no currículo pode levar à demissão do empregado por justa causa, conduta que tem sido confirmada pela Justiça do Trabalho.

Últimas Notícias

Sicoob Credicopa distribui 1.500 livros de Educação Financeira para escolas de Patos de Minas

Veja mais

Pessoas com deficiência também podem praticar esportes e de graça; inscrições estão abertas

Veja mais

Motorista reduz a velocidade em quebra-molas da BR 146 e é atingido em cheio por micro-ônibus

Veja mais

Acidente com caminhão de suínos próximo à BR 365 deixa três pessoas feridas e vários animais mortos; veja

Veja mais

Polícia Militar procura homem que entrou em uma construção e furtou um martelete e extensões, no bairro Caiçaras

Veja mais

Com fortes sintomas de embriaguez, mulher é presa após provocar dois acidentes em Patos de Minas

Veja mais