Mensagem da Câmara de Patos de Minas para o dia das mães gera polêmica e comentários preconceituosos
A Postagem da Câmara Municipal trazia frases e uma foto da Dona Hermínia, personagem criada pelo ator Paulo Gustavo na franquia de filmes Minha mãe é uma peça.
O segundo domingo do mês de maio é tradicionalmente dedicado às mamães de todo o Brasil e em Patos de Minas não poderia ser diferente. As redes sociais transbordavam amor, carinho e um sentimento de gratidão por tudo o que uma mãe representa. Entretanto, uma postagem da Câmara Municipal de Patos de Minas, homenageando as mães, levantou uma série de comentários preconceituosos e homofóbicos.
A Postagem da Câmara Municipal trazia frases e uma foto da Dona Hermínia, personagem criada pelo ator Paulo Gustavo na franquia de filmes “Minha mãe é uma peça”. Paulo morreu na última semana vítima de complicações da Covid-19. A comédia retrata o dia a dia de uma mãe que, divorciada de seu marido que a trocou por uma mulher mais jovem, cuida de seus dois filhos com muito carinho, amor e hiperatividade. A personagem é baseada na própria mãe do ator.
Na postagem, a Câmara Municipal diz: “É com os famosos bordões de Dona Hermínia que hoje homenageamos uma das figuras mais nobres e edificantes da terra, as mães”. E completa: “Tão diferentes e, ao mesmo tempo, tão parecidas, cada mãe é única e igualmente especial. Umas dona Hermínia, outras dona Maria... Não há padrão, o amor é a regra”. Mas a homenagem não agradou algumas pessoas.
A iniciativa da casa legislativa recebeu muitos elogios. Usuários da rede social comentaram “Parabéns a todas as mães que tem um pouco de dona Hermínia”, “Linda homenagem”, “Parabéns pela arte. Viva o amor, feliz dia das Mães”. Mas ao mesmo tempo em que a postagem era elogiada, também recebia críticas pesadas de alguns usuários da rede social. Um comentarista disse: “Quanta aberração por aqui” e chamou alguns comentários de “mimimi”. Outro comentarista chamou a homenagem de “lacração”.
Quem também redigiu um comentário criticando a casa legislativa e chamando a postagem de lacração foi o vereador Zé Luíz, eleito pelo Podemos. O parlamentar disse que a casa legislativa “não pode ser extensão de militância esquerdista”, ampliando a polêmica.“Não é a primeira vez que utilizam os canais de comunicação da câmara para militar/lacrar”, disse o parlamentar em seu comentário, que também recebeu críticas. “Um vereador comentar isso, estamos mal representados hein”, disse uma comentarista. Em outro comentário, uma usuária da rede postou: “Espero que um dia aprenda o verdadeiro significado do amor ao próximo”.