Mega operação é montada para 1ª doação de coração em Patos de Minas

Essa será a primeira doação de um coração para transplante na cidade.


A equipe saiu da capital do país em um avião da Força Aérea, parou em Uberlândia, onde embarcou em um helicóptero da Polícia Militar.
Uma verdadeira corrida contra o tempo. Patos de Minas recebeu uma mega operação para o transplante dos órgãos doados pela família de Kanandra Sâmela Pereira de Castro, 17 anos. Dois helicópteros, um avião, ambulâncias e vários profissionais de Belo Horizonte e Brasília vieram até a cidade. De acordo com os profissionais do Regional, essa foi a primeira doação de um coração para transplante na cidade.

De acordo com o médico cardiologista, Freddy Ponce, do Instituto do Coração de Brasília, a equipe saiu da capital do país em um avião da Força Aérea Brasileira, parou em Uberlândia, onde embarcou em um helicóptero da Polícia Militar. A equipe pousou no campo de futebol do 15º BPM, onde seguiram até o Hospital Regional em uma ambulância.

O outro cardiologista da equipe médica brasiliense, Bruno Sepúlveda, disse que é uma verdadeira corrida contra o tempo para conseguir realizar o transplante. O paciente que receberá o coração já está sendo preparado em Brasília. De acordo com o médico, a previsão é de que sejam gastas 3 horas para toda a operação de transplante.

Os outros órgãos de Kanandra serão captados por uma equipe médica de Belo Horizonte. Os profissionais chegaram à cidade em um helicóptero do Corpo de Bombeiros da capital do estado. Eles pousaram no estádio Zama Maciel, onde embarcaram em uma ambulância para captação dos outros órgãos no Hospital Regional.

A expectativa é de que eles possam captar o pâncreas, fígado, rins e córneas. Essa foi a primeira vez que Patos de Minas realiza a captação de um coração. O órgão foi doado pela família da jovem Kanandra vítima de um disparo de arma de fogo, realizado pelo próprio companheiro na noite da última sexta-feira (13) em Lagoa Formosa. A morte cerebral foi anunciada no sábado pela manhã.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Operação Refração da PC apreende veículos de luxo e anabolizantes em propriedade de alto padrão

Veja mais

Esquadrilha da Fumaça vai se apresentar em Patos de Minas em março após cerca de 20 anos

Veja mais

Moradores denunciam situação precária da BR-352 na região da Rocinha; DNIT garante melhorias

Veja mais

Especialização em beleza aumenta oportunidades e impulsiona renda em Patos de Minas

Veja mais

Paciente com suspeita de mpox é monitorado em Patos de Minas; exame foi enviado à Funed

Veja mais

Postos de Saúde abrem neste sábado em Patos de Minas para vacinação e mobilização contra a Dengue

Veja mais