Médicos cubanos chegam a Patos de Minas para melhorar a saúde da população

O Programa Mais Médicos do Governo Federal vai reforçar o atendimento em unidades básicas de saúde de Patos de Minas.


Os médicos cubanos foram recebidos com entusiasmo no gabinete do prefeito Pedro Lucas.
O Programa Mais Médicos do Governo Federal vai reforçar o atendimento em unidades básicas de saúde de Patos de Minas. Quatro médicos cubanos chegaram à cidade no início da noite dessa terça-feira (23) e já estão prontos para começar a trabalhar. Eles foram recebidos com entusiasmo no gabinete do prefeito Pedro Lucas.

Jaime Bell Garcia, Kátia Clara Sintra Tornez, Alfonso Reis Gonzalez e Osires Herrera Lopez passaram por um treinamento de um mês no Espírito Santo antes de serem designados para suas funções. O curso oferecido pelo Governo Federal é basicamente uma adaptação à língua e eles demonstraram desenvoltura. Apesar da dificuldade para pronunciar algumas palavras, os médicos entendem perfeitamente o português.

Osires Herrera é o mais jovem dos quatro médicos cubanos. Ele formou em 2010, mas já exerceu a profissão em Cuba e na Bolívia e disse que não terá dificuldades para atender os brasileiros. Ele disse que na teoria o Sistema de Saúde oferecido no Brasil é semelhante ao de seu país de origem. O médico Jaime Bell disse que não vê a hora de começar a trabalhar.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Dirceu Deocleciano Pacheco, os quatro médicos cubanos vão atuar em Programas de Saúde da Família instalados nas unidades de saúde do bairro Jardim Panorâmico, CAIC, Guanabara e André Luiz. No futuro eles serão designados para atenderem os pacientes da Zona Rural.

O prefeito Pedro Lucas pediu a colaboração dos pacientes e dos profissionais que vão trabalhar ao lado dos médicos cubanos. Preocupado com a adaptação deles à língua portuguesa, o chefe do executivo pediu que os patenses apoiem a vinda desses médicos para Patos de Minas. Pedro também cobrou dos médicos pontualidade e carinho com os pacientes.

A médica Kátia Sintra Tornez disse que vai fazer todo esforço necessário para melhorar a qualidade de vida do povo brasileiro. Eles também ficaram entusiasmados com a recepção e demonstraram bastante simpatia. O médico Alfonso Reis, o mais experiente dos quatro, elogiou o programa Mais Médicos, disse que adora futebol e não titubeou ao responder para quem irá torcer na Copa do Mundo “ Brasil, Brasil Brasil”, concluiu.

A chegada dos quatro médicos cubanos é um alívio para o sistema público de saúde que não tem conseguido contratar profissionais e para o professor Lívio Soares que publicou um artigo em seu blog no Patos Hoje criticando a truculência com que muitos médicos tem atendido seus pacientes em Patos de Minas.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais