Médico realiza procedimento inovador de ablação de nódulo tireoidiano em Patos de Minas

Os procedimentos foram acompanhados pelo Dr. Antônio Rahal, médico do Hospital Israelita Albert Einsten, primeiro Radiologista a aplicar o método no Brasil.

O médico Leonardo de Aguiar Santos, Radiologista, realizou em Patos de Minas os dois primeiros procedimentos de ablação de nódulo tireoidiano por radiofrequência do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Os procedimentos foram acompanhados pelo Dr. Antônio Rahal, médico do Hospital Israelita Albert Einsten, primeiro Radiologista a aplicar o método no Brasil. Os procedimentos aconteceram no Hospital Actual.

Na Sexta-feira (07), durante a noite, no centro de convenções do Hotel Fratele em Patos de Minas-MG, o Dr. Antônio Rahal, médico do Hospital Israelita Albert Einsten, ministrou uma aula com duas horas de duração sobre o tema "Ablação de nódulo tireoidiano por radiofrequência" para os médicos endocrinologistas e cirurgiões de cabeça e pescoço de Patos de Minas e região. Ele foi o pioneiro do método no Brasil e veio à cidade para acompanhar e prestigiar a realização dos dois primeiros procedimentos do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, realizados pelo seu aluno, Dr. Leonardo de Aguiar Santos, médico Radiologista da Clínica L&L.

No Sábado (08), no Hospital Actual em Patos de Minas-MG, foram então realizados pelo Dr. Leonardo, os dois primeiros procedimentos de Ablação de nódulo tireoidiano por radiofrequência. Os procedimentos foram acompanhados pelo Dr. Antônio Rahal. O evento contou ainda com a participação do médico anestesista Dr. Marcelo de Oliveira Coelho e com as presenças dos cirurgiões de cabeça e pescoço Dr. Alfredo Jesus Mitio Nakao e Dra. Maria Karoline Souza Chagas.

Dr. Leonardo de Aguiar Santos é especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem com CRM-MG 51.397 / RQE 21.476. A Clínica L&L fica situada na Rua Maestro Randolfo, 49, Centro, Patos de Minas-MG e os telefones para contato são (34) 3821-1040 / (34) 99667-1313.

Sobre a ablação de nódulo tireoidiano

Realizada no Brasil pela primeira vez em abril de 2018, no hospital Albert Einstein, na cidade de São Paulo, pelo Dr. Antônio Rahal, a ablação de tireoide por radiofrequência é um tratamento moderno, indicado para o tratamento de nódulos benignos sintomáticos.

Apesar de, em sua maioria os nódulos benignos não influenciarem na produção hormonal tireoidiana, eles podem apresentar crescimento lento e progressivo, levando a sintomas como desconforto ou dor na região do pescoço e da garganta, efeito estético indesejado – com volume aparente, muitas vezes assimétrico, compressão no esôfago e consequente dificuldade na deglutição e até mesmo dificuldade para respirar de forma normal.

O tratamento tradicional é a cirurgia, com a retirada parcial ou total da glândula tireoide. Além de seus inerentes riscos, a cirurgia deixa cicatriz no paciente e pode levar à necessidade permanente de reposição hormonal.

A ablação de nódulos por radiofrequência é a moderna alternativa de tratamento para os sintomas mencionados, decorrentes de nódulos benignos. Trata-se de procedimento de alta tecnologia, menos invasivo que a cirurgia, realizado por meio da introdução de uma fina agulha no nódulo, guiada por ultrassonografia, e que por meio de uma corrente alternada de alta frequência gera aquecimento do tecido, que levará, no decorrer dos dias, a uma progressiva redução de até 97% (noventa e sete por cento) no tamanho do nódulo.

Como principais vantagens desse tratamento podem ser mencionadas a preservação das funções hormonais da glândula, dispensando-se eventual uso de medicamento para reposição hormonal, a ausência de cicatriz, submissão a anestesia local, recuperação imediata, retorno às atividades em poucos dias e menor edema pós procedimento.

Em comparação com a cirurgia convencional, tal procedimento apresenta menor custo e menor risco, possuindo reduzida possibilidade de contaminação, já que dispensa a hospitalização, e menor risco de lesionar de nervos adjacentes, além de não gerar perda sanguínea. Ademais, a ablação por radiofrequência apresenta menores taxas de complicação e maior precisão no resultado.

Últimas Notícias

Homem é preso ao ser gravado furtando câmera de segurança em Patos de Minas

Veja mais

Mais que diversão, Mês das Crianças do Sicoob Credicopa vai destinar dinheiro para entidades

Veja mais

Polícia monta cerco e prende trio suspeito de furtos e arrombamentos em Patos de Minas

Veja mais

Homem que furtou TV da própria mãe no Bairro Alto Caiçaras é preso pela PM

Veja mais

Discussão por causa de cuscuz e celular escondido termina com casal na delegacia

Veja mais

Garotinha patense conquista duas medalhas de ouro em campeonato de jiu-jitsu nos Estados Unidos

Veja mais