Mau cheiro em Patos de Minas: Prefeitura anuncia medidas para amenizar o problema

A Administração Municipal também informou que fez acordo com uma empresa da cidade para que o processo de produção ocorra de forma mais adequada.

Em nota emitida na noite dessa segunda-feira (24), a Prefeitura de Patos de Minas anunciou que está tomando medidas para conter o mau cheiro, que tem sido motivo de reclamação na cidade. A Administração Municipal também informou que fez acordo com uma empresa da cidade para que o processo de produção ocorra de forma mais adequada.

Segundo a nota, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente também foi comunicada. Veja a integra do comunicado:

“A Prefeitura de Patos de Minas, por meio da Diretoria de Meio Ambiente, informa que tem acompanhado as reclamações quanto ao mau cheiro propagado na cidade nos últimos meses. A gestão municipal já tomou as medidas que estão ao seu alcance, dentre elas acionar o Governo de Minas Gerais. É da administração estadual, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a responsabilidade de fiscalizar empreendimentos com potencial geração de odores.

A Semad-MG enviou representantes ao município no fim de março, oportunidade em que a empresa cuja atividade causa o odor foi inspecionada da chegada da matéria-prima até o tratamento final de efluentes. Segundo a secretaria, as ações de fiscalização ainda estão em curso, e o relatório será remetido ao município quando concluído. O empreendimento foi orientado a executar algumas medidas emergenciais para minimizar o problema de forma mais imediata.

Em ofício enviado à Diretoria de Meio Ambiente, a empresa (que é devidamente licenciada pelo órgão estadual) formalizou o compromisso de adotar medidas para melhorar o tratamento dos gases oriundos de seu processo produtivo. Essas ações serão efetivadas em até 180 dias, destacando-se entre elas: inclusão de novo aerocondensador, de novo lavador de gases para a linha dos moinhos, de câmaras frigoríficas em fornecedores (para melhor conservar a matéria-prima) e de caminhões refrigerados para a coleta de subproduto de peixe; alteração dos lavadores de gases para lavadores químicos; realização de novo estudo de vazão e concentração das partículas odoríferas.

A administração municipal reforça seu compromisso com a população de Patos de Minas e segue monitoramento o caso, apoiando todas as fiscalizações e ações tomadas pelos envolvidos na tentativa de sanar o problema”.

Últimas Notícias

Jovem de 20 anos que abortou bebê em banheiro de hospital é investigada pela Polícia Civil

Veja mais

PC recupera égua de alto valor comercial em Presidente Olegário durante investigação interestadual

Veja mais

Hospital Regional Antônio Dias aumenta em 48% o número de cirurgias em três anos

Veja mais

Fórum de Patos de Minas beneficia 74 casais em mutirão de conversão de união estável em casamento

Veja mais

Vereador propõe multa para bancos que não tiverem notas de todos os valores nos caixas eletrônicos

Veja mais

APP/UNIPAM mantém tradição de conquistas e garante lugar entre as três melhores equipes da Copa Paraíba

Veja mais