Mau cheiro em Patos de Minas: Prefeitura anuncia medidas para amenizar o problema

A Administração Municipal também informou que fez acordo com uma empresa da cidade para que o processo de produção ocorra de forma mais adequada.

Em nota emitida na noite dessa segunda-feira (24), a Prefeitura de Patos de Minas anunciou que está tomando medidas para conter o mau cheiro, que tem sido motivo de reclamação na cidade. A Administração Municipal também informou que fez acordo com uma empresa da cidade para que o processo de produção ocorra de forma mais adequada.

Segundo a nota, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente também foi comunicada. Veja a integra do comunicado:

“A Prefeitura de Patos de Minas, por meio da Diretoria de Meio Ambiente, informa que tem acompanhado as reclamações quanto ao mau cheiro propagado na cidade nos últimos meses. A gestão municipal já tomou as medidas que estão ao seu alcance, dentre elas acionar o Governo de Minas Gerais. É da administração estadual, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a responsabilidade de fiscalizar empreendimentos com potencial geração de odores.

A Semad-MG enviou representantes ao município no fim de março, oportunidade em que a empresa cuja atividade causa o odor foi inspecionada da chegada da matéria-prima até o tratamento final de efluentes. Segundo a secretaria, as ações de fiscalização ainda estão em curso, e o relatório será remetido ao município quando concluído. O empreendimento foi orientado a executar algumas medidas emergenciais para minimizar o problema de forma mais imediata.

Em ofício enviado à Diretoria de Meio Ambiente, a empresa (que é devidamente licenciada pelo órgão estadual) formalizou o compromisso de adotar medidas para melhorar o tratamento dos gases oriundos de seu processo produtivo. Essas ações serão efetivadas em até 180 dias, destacando-se entre elas: inclusão de novo aerocondensador, de novo lavador de gases para a linha dos moinhos, de câmaras frigoríficas em fornecedores (para melhor conservar a matéria-prima) e de caminhões refrigerados para a coleta de subproduto de peixe; alteração dos lavadores de gases para lavadores químicos; realização de novo estudo de vazão e concentração das partículas odoríferas.

A administração municipal reforça seu compromisso com a população de Patos de Minas e segue monitoramento o caso, apoiando todas as fiscalizações e ações tomadas pelos envolvidos na tentativa de sanar o problema”.

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais