Matriz de Santana de Patos, prédio mais antigo do município, é interditado

Um reparo emergencial tem que ser realizado para evitar o desabamento.


Matriz de Santana de Patos

O bem mais antigo do município de Patos de Minas foi condenado pela Defesa Civil e interditado pelo Corpo de Bombeiros nesta quarta-feira (06). Construída no início do século XIX, a Matriz de Santana de Patos sofre com problemas na cobertura. O imóvel é tombado pelo patrimônio histórico e se não for restaurada corre o risco de desabar. A igreja é a única católica no distrito.

De acordo com o historiador do município, Geenis Alves Valentim, profissionais da Defesa Civil, juntamente com o Engenheiro Civil Antônio Teles, estiveram no local para avaliar os problemas. Os principais danos estão na cobertura. O imóvel construído por volta de 1820 está com muitas goteiras, infiltrações, trincos e madeiramento comprometido.

Com a interdição, as celebrações passarão a acontecer no salão comunitário. O historiador informou que essa é única igreja católica na comunidade. Ele contou também que o município não tem recursos para fazer a restauração que deve ficar em um valor realmente alto. A igreja também não possui dinheiro para realizar o trabalho.

Segundo Geenis, quando foi interditada a Igreja do Areado, uma situação semelhante a esta, todos da comunidade se uniram e conseguiram recursos para as obras. Projetos também foram confeccionados para adquirir verbas dos órgãos públicos responsáveis pelo patrimônio histórico. Para as pessoas não ficarem sem celebrações e evitar que ela desabe, alguma reparo imediato deve ser realizado.

Acionados pelo Padre Marcos, homens do Corpo de Bombeiros também foram até a igreja nesta quarta para fazerem uma avaliação da segurança do imóvel. De acordo com o Capitão Caixeta, baseado no laudo do engenheiro que informou que o telhado corre risco de desabar, ele fez a interdição. Além disso, a igreja não possui dispositivos de prevenção como o extintor. A igreja vai ficar interditada até que seja regularizada a situação.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais

Jovem de 21 anos é presa após furto de cosméticos em loja no Centro de Patos de Minas

Veja mais

Jovens em moto tentam fugir de abordagem mas acabam presos com dinheiro e drogas em Patos de Minas

Veja mais

UNIPAM recebe acervo completo do jornal Minas Urgente, marco da imprensa dos anos 80

Veja mais

Polícia Militar desarticula grupo e recupera mercadorias furtadas em supermercado de Patos de Minas

Veja mais