Matriz de Santana de Patos, prédio mais antigo do município, é interditado

Um reparo emergencial tem que ser realizado para evitar o desabamento.


Matriz de Santana de Patos

O bem mais antigo do município de Patos de Minas foi condenado pela Defesa Civil e interditado pelo Corpo de Bombeiros nesta quarta-feira (06). Construída no início do século XIX, a Matriz de Santana de Patos sofre com problemas na cobertura. O imóvel é tombado pelo patrimônio histórico e se não for restaurada corre o risco de desabar. A igreja é a única católica no distrito.

De acordo com o historiador do município, Geenis Alves Valentim, profissionais da Defesa Civil, juntamente com o Engenheiro Civil Antônio Teles, estiveram no local para avaliar os problemas. Os principais danos estão na cobertura. O imóvel construído por volta de 1820 está com muitas goteiras, infiltrações, trincos e madeiramento comprometido.

Com a interdição, as celebrações passarão a acontecer no salão comunitário. O historiador informou que essa é única igreja católica na comunidade. Ele contou também que o município não tem recursos para fazer a restauração que deve ficar em um valor realmente alto. A igreja também não possui dinheiro para realizar o trabalho.

Segundo Geenis, quando foi interditada a Igreja do Areado, uma situação semelhante a esta, todos da comunidade se uniram e conseguiram recursos para as obras. Projetos também foram confeccionados para adquirir verbas dos órgãos públicos responsáveis pelo patrimônio histórico. Para as pessoas não ficarem sem celebrações e evitar que ela desabe, alguma reparo imediato deve ser realizado.

Acionados pelo Padre Marcos, homens do Corpo de Bombeiros também foram até a igreja nesta quarta para fazerem uma avaliação da segurança do imóvel. De acordo com o Capitão Caixeta, baseado no laudo do engenheiro que informou que o telhado corre risco de desabar, ele fez a interdição. Além disso, a igreja não possui dispositivos de prevenção como o extintor. A igreja vai ficar interditada até que seja regularizada a situação.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Polícia Militar prende homem por furtar cerca de R$34.000,00 em joias de ouro, em Carmo do Paranaíba

Veja mais

Desacordo em compra de arma termina com quatro homens presos e mais de R$180mil apreendidos

Veja mais

Mulher morre após se afogar nas águas da Lagoa Grande, em Patos de Minas

Veja mais

Médico acaba na delegacia após ataque de fúria em condomínio em Patos de Minas

Veja mais

Como vivem os artistas de rua? Colombiano em Patos de Minas conta como é a rotina

Veja mais

Secretária apresenta novas tecnologias no combate às arboviroses e fala sobre situação da dengue

Veja mais