Margem de crédito consignado para servidores públicos aumenta para 45%

Foi vetada margem adicional de 5% para cartão consignado de benefício

Servidores públicos federais podem pegar empréstimos consignados de até 45% da remuneração. Nessa quarta-feira (28), foi publicada no Diário Oficial da União a lei que permitiu o aumento da margem de crédito consignado, empréstimo descontado automaticamente em folha de pagamento.

A lei define que 5% “serão reservados exclusivamente para a amortização de despesas contraídas por meio de cartão de crédito ou para a utilização com a finalidade de saque por meio de cartão de crédito”.

Veto

Ao sancionar a lei, o presidente Jair Bolsonaro vetou um dos incisos. A proposta aprovada pelo Legislativo definia que o total das consignações não excederia a 45% da remuneração mensal, dos quais 5% seriam reservados exclusivamente para a amortização de despesas contraídas por meio de cartão consignado de benefício ou para a utilização com a finalidade de saque por meio de cartão consignado de benefício. Mas a área econômica do governo entendeu que esse inciso criaria um percentual adicional de margem de crédito consignado.

“Em que pese a boa intenção do legislador, a proposição legislativa contraria o interesse público, uma vez que a criação de percentual adicional exclusivo para determinadas modalidades de crédito não é recomendável, pois promoveria distorções na alocação de crédito na economia nacional, com potencial para aumentar o custo de crédito de operações com livre destinação de recursos”, diz a justificativa do veto.

Além disso, acrescenta, “a medida poderia restringir a decisão dos interessados em acessar linhas de crédito mais convenientes”.

Medida provisória

A lei é resultado de conversão de medida provisória em lei, aprovada pelo Senado no dia 29 de novembro. Antes da aprovação pelo Congresso, o limite era de 35%, sendo 30% para empréstimos com desconto em folha e 5% para o cartão de crédito. A MP original, editada pelo governo em agosto, trazia uma margem de 40%, mas foi ampliada pela Câmara dos Deputados e confirmada pelo Senado.

Fonte: Agência Brasil

Últimas Notícias

Homem que matou amigo durante confraternização de ano novo é condenado a 12 anos

Veja mais

Motociclista sofre fratura com exposição óssea em acidente no acesso às Chácaras Pôr do Sol

Veja mais

Homem com 2 mandados de prisão tenta fugir pulando muros, mas acaba preso em Patos de Minas

Veja mais

Eleição: homem, branco e empresário é perfil majoritário de candidatos

Veja mais

Mateus Simões exonera superintendentes de Educação e de Saúde em Patos de Minas

Veja mais

PM monitora casa, encontra droga no sutiã de mulher e dois acabam na delegacia

Veja mais