Marcolino de Barros, uma das escolas mais importantes de Patos de Minas, completa 100 anos

A instituição de ensino mais antiga da cidade é também uma das mais importantes tendo já formado diversos profissionais no município.

Na sexta-feira (02), os alunos do terceiro ano fizeram um trote centenário comemorando a data.

A Escola Estadual Marcolino de Barros completou nesse domingo (04) cem anos de existência em Patos de Minas. A instituição de ensino mais antiga da cidade é também uma das mais importantes tendo já formado diversos profissionais no município. Na sexta-feira (02), os alunos do terceiro ano fizeram um trote centenário comemorando a data.

As comemorações no aniversário do Marcolino vão ocorrer durante todo o ano. No aniversário da cidade, a escola desfilou mostrando um pouco da história da instituição que surgiu pouco depois da emancipação do município. Na Avenida Getúlio Vargas, Centro da cidade, o prédio se impõe. A arquitetura centenária que é tombada pelo patrimônio arranca olhares de todos que passam pela avenida.

O prédio da Escola Estadual "Marcolino de Barros", inaugurado em 1934, foi tombado pelo Patrimônio histórico em 14 de abril de 1998. O tombamento garante a conservação do imóvel. De acordo com informações do Inventário de Proteção de Acervo Cultural de Patos de Minas, primeiramente, a escola se chamava Grupo Escolar Marcolino de Barros e funcionava onde atualmente fica o Colégio Nossa Senhora das Graças.

Com a deterioração do antigo imóvel, o estado de Minas Gerais resolveu investir uma vultosa soma de dinheiro na construção onde fica atualmente a escola. O nome foi dado em homenagem ao advogado baiano Dr. Marcolino de Barros, cunhado de Olegário Maciel, homem forte da política na época. O então Grupo Escolar Marcolino de Barros começou a funcionar no dia 04 de junho de 1917.

A diretora do Marcolino, Bruna Aparecida de Andrade, destacou a influência do Marcolino na cidade. “Várias personalidades passaram pelo Marcolino. No ano passado, 4 ex-alunos foram aprovados em vestibulares de Universidades Federais para Medicina”, ressaltou. Ela informou que a instituição possui atualmente cerca de 2100 estudantes do 6° Ano do Ensino Fundamental até o 3° Ano do Ensino Médio, incluindo os estudantes do Projeto para Jovens e Adultos-EJA. “Nós temos alunos de praticamente todos os bairros do município”, disse.

A Escola Marcolino de Barros funciona de manhã, tarde e à noite empregando aproximadamente 140 profissionais. Além do trote centenário e de Participação Especial no Desfile de Aniversário da cidade, Bruna informou que serão realizados diversos eventos para comemorar a data. “Teremos missa, noite de homenagens e outros eventos”, informou.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais