Mamoré perde para o Democrata por um a zero e terá que decidir na última rodada
O gol do Democrata foi marcado de pênalti aos 8 minutos do 2 tempo.
Depois dos dois bons resultados no Campeonato Mineiro, o Mamoré voltou a tropeçar e vai precisar da última rodada para se garantir na elite do futebol mineiro. O Sapo foi a Governador Valadares e perdeu para o Democrata por um a zero. O gol foi marcado pelo atacante João Paulo em cobrança de pênalti, aos oito minutos do segundo tempo.
A derrota manteve o Mamoré na oitava posição na tabela, mas o Sapo vai para a última rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro precisando pontuar. A equipe esmeraldina enfrenta o Guarani em uma partida decisiva no Estádio Bernardo Rubinger de Queiroz. O Democrata vai enfrentar o América que empatou com o Tombense e que vai precisar da vitória para se classificar para a próxima fase.
O jogo
Mesmo jogando fora de casa, quem teve a primeira chance foi o Mamoré. Charles cobrou falta e a bola chegou até Pablo que cabeceou pra fora. O Mamoré continuou bem no jogo e teve mais duas chances de marcar com Luizinho e Charles. O Democrata melhorou em campo e passou a ameaçar o gol de Gilberto, mas foi o Sapo que teve a chance de marcar. Após dois cruzamentos na área, a bola chegou até Charles que obrigou o goleiro do Democrata a fazer a defesa.
O jogo era lá e cá. Empurrado pela torcida, o Democrata tentava assumir as rédeas da partida e teve a melhor chance do jogo, com Leandrinho que perdeu. Em cobrança de falta, Osvaldir voltou a assustar o goleiro do Gilberto do Mamoré. O Mamoré explorava os contra-ataques e quase marcou com Charles. O goleiro Fábio Noronha voltou a salvar o Democrata. Jonathan também teve chance de marcar, mas a bola subiu e foi pra fora.
Lá atrás, a defesa do Sapo se segurava. Com uma forte marcação, o Mamoré não dava espaço ao time da casa, sem abrir mão do ataque. O último lance do primeiro tempo foi do Mamoré. Radar recebeu na entrada da área e bateu de virada. A bola desviou na zaga e saiu por muito pouco, garantindo o zero a zero no placar.
O Democrata voltou para o segundo tempo com Hamilton no lugar de Caio e mais pressão ainda no ataque. A Pantera explorava as bolas cruzadas na área. Aos seis minutos, o Goleiro Gilberto teve que fazer ótima defesa. No lance seguinte, o árbitro viu uma carga de Caio em cima de Hamilton e marcou pênalti. João Paulo foi para a bola e marcou, aos 8 minutos.
O gol deu ânimo novo ao time da casa e Pael mandou a campo Bruno Aquino no lugar de Jonathan Reis para tentar equilibrar as ações. O Democrata passou a parar as jogadas com falta. Bruno Limão teve uma chance frontal, mas bateu fraco em cima da barreira. Pouco depois, Esquerdinha bateu e a bola desviou na zaga e passou perto. O atacante ainda teve mais uma chance aos 33 minutos e bateu na barreira de novo.
O Mamoré buscava o gol e dava espaços lá atrás. Numa dessas, Leandrinho chegou livre no ataque e obrigou Gilberto a fazer mais uma boa defesa. Um minuto depois, Rodrigão também teve chance de ampliar para o Democrata e Gilberto fez mais um milagre. A equipe esmeraldina ainda tentou o gol de empate no finalzinho, mas não conseguiu furar o bloqueio da Pantera, que garantiu a vitória por um a zero no Estádio Mamudão.
No próximo domingo, o Mamoré enfrenta o Guarani no Estádio Bernardo Rubinger de Queiroz. A partida será decisiva para as duas equipes. Quem vencer, garante a permanência na elite do futebol mineiro.
Autor: Maurício Rocha