Mais de 850 mil motoristas estão com a carteira de habilitação vencida em Minas Gerais
O número leva em consideração os documentos que venceram a partir de 30 dias a até 5 anos da data prevista.
Dirigir com a carteira de habilitação vencida é uma infração gravíssima que resulta na perda de sete pontos, multa no valor de R$ 293,47, retenção do veículo e recolhimento do documento. Mesmo assim, 867.860 mil motoristas estão com o documento vencido em Minas Gerais. O número leva em consideração os documentos que venceram a partir de 30 dias a até 5 anos da data prevista. O dado foi passado à reportagem da Itatiaia pelo chefe da Divisão de Habilitação do Detran, delegado Ednelton Carracci.
Até 21 de agosto deste ano, já foram aplicadas em todo o Estado mais de 12 mil infrações por carteiras vencidas. Em BH, o número de infrações aumentou significativamente. Enquanto em 2017 a média foi de 150 infrações deste tipo por mês, neste ano, o número saltou para 225. “Em Belo Horizonte a gente vem acompanhando um aumento de 50% dessas infrações até este mês de agosto. Isso, sem dúvida, é em decorrência do aumento da fiscalização”, disse o delegado, que acrescenta: “A pessoa pode dirigir com a carteira vencida até 30 dias após o vencimento que consta na carteira”, completou.
A validade tem duração de 5 anos para os condutores com menos de 65 anos e de 3 anos para as pessoas acima dessa idade, prazo que pode mudar em razão de casos específicos de saúde.
Fonte: Itatiaia