Mais da metade da população patense está com o cartão de vacina da Covid-19 atrasado
Para se ter uma ideia, mais da metade da população que já deveria ter tomado a quarta dose do imunizante ainda não procurou a unidade de saúde.
No momento em que os casos de Covid-19 voltam a crescer em Patos de Minas, um fator que preocupa os órgãos de saúde é a baixa procura pelas doses de reforço da vacina. Para se ter uma ideia, mais da metade da população que já deveria ter tomado a quarta dose do imunizante ainda não procurou a unidade de saúde.
Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, cerca de 25% da população ainda não recebeu o reforço da terceira dose. Para quem deveria ter tomada a quarta dose de reforço, o quadro é ainda mais grave. Apenas 41,56% desse público já recebeu a quarta dose e está mais protegido contra a Covid-19.
Veja o esquema vacinal para cada público:
6 meses a 2 anos com comorbidades - Esquema primário com três doses
3 a 11 anos - Esquema primário com duas doses
12 a 17 anos - Esquema primário com duas doses + uma dose de reforço
18 a 29 anos - Esquema primário com duas doses + uma dose de reforço
Trabalhadores da saúde – Esquema primário + dois reforços
Imunocomprometidos com 40 anos ou mais - Esquema primário (duas doses) + dose adicional + dois reforços (Até 39 anos: apenas um reforço dose adicional + dois reforços)
Pessoas com 30 anos ou mais - Esquema primário ( com duas doses) + dois reforços
Para atualizar o cartão de vacina basta procurar a unidade de saúde mais próxima de casa no período de 8h às 16h. As UBS do Padre Eustáquio, Itamaraty, Sebastião Amorim e Nova Floresta funcionam até às 18h. As salas de vacina que estavam com doses em falta estão sendo reabastecidas esta semana.