Macacos são encontrados com suspeita de febre amarela em Patos de Minas; exames estão sendo feitos

As circunstâncias e a forma com que o macaco foi encontrado levantaram a suspeita de que o animal estava infectado com a febre amarela.

O Coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), o 2º Tenente do Corpo de Bombeiros, João Fernandes Caixeta, informou nesta terça-feira (23) que dois macacos foram encontrados com suspeita de febre amarela em Patos de Minas. O encontro aconteceu próximo a uma chácara e exames estão sendo realizados.

De acordo com o Tenente Fernandes, os moradores acionaram o Corpo de Bombeiros relatando que um macaquinho estava bastante debilitado perto de uma chácara no Bairro Nossa Senhora de Fátima. Os bombeiros foram até o local e recolheram o animal que foi encaminhado para o Centro de Controle de Zoonoses para ser feito o exame.

As circunstâncias e a forma com que o macaco foi encontrado levantaram a suspeita de que o animal estava infectado com a febre amarela. E teve outro animal morto na região. Segundo o coordenador da Defesa Civil, outro macaco foi encontrado morto pelos moradores. Este animal foi descartado e não foi localizado para exames.

Ele destacou que todas as medidas estão sendo tomadas e o material do macaco foi coletado para análise laboratorial. “Não podemos afirmar que se trata de febre amarela”, contou. De dezembro até o momento, já são 25 mortes por febre amarela em Minas Gerais. O governador Fernando Pimentel declarou Situação de Emergência em Saúde Pública Regional.

O Tenente Fernandes esclareceu que os macacos não são os transmissores da doença. Ele informou que eles são também vítimas da doença como os seres humanos. “Quem transmite a febre amarela é o mosquito. Em Patos de Minas, não há nenhum caso da doença em humanos”, disse. Ele pediu às pessoas que se previnam tomando a vacina.

Clique aqui e se informe sobre os locais de vacinação na cidade de Patos de Minas.

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais