Macaco-prego que era exibido em redes sociais em passeio de jet ski é resgatado acorrentado pelo pescoço em MG

Fotos mostravam o animal em passeio de jet ski

Na manhã desta sexta-feira (24/2), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) resgatou um macaco-prego vítima de maus tratos e mantido em um cativeiro irregular, em Juiz de Fora, na Zona da Mata.

Os policiais civis cumpriram o mandado de busca e apreensão, representado pela delegada Bianca Mondaini, para verificação de uma denúncia. No local foram informados que o animal estava em outro endereço, no bairro Vila Ideal, região Sudeste de Juiz de Fora.

O animal silvestre nativo, da espécie cebus apella, conhecido como macaco-prego, foi encontrado acorrentado pelo pescoço no terraço junto com diversos cães, sem alimento e água disponíveis. A corrente estava presa a um viveiro de grade que dava acesso a um beiral da residência e, segundo a moradora, o animal dormia em alguns tambores cortados presos no alto da parede.

Durante a investigação, foram verificadas redes sociais criadas para divulgar fotos do animal, exposto a diversas situações irregulares como passeio de Jet Ski, locais públicos com grande trânsito de pessoas, dieta incorreta para espécie e contenção por corrente. Após registro do Termo Circunstanciado de Ocorrência, o macaco foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de Juiz de Fora (Cetas-JF).

A ação foi desencadeada por policiais civis da Delegacia de Meio Ambiente, unidade que integra a 1ª Delegacia Regional em Juiz de Fora, pertencente ao 4º Departamento da PCMG e apoio de biólogas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA).

Fonte: ASCOM-PCMG

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais