Lula parabeniza primeiro-ministro do Canadá por vitória nas eleições

Presidente destacou relação de cooperação entre os dois países

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, pela vitória do Partido Liberal nas eleições legislativas desta segunda-feira (28). "O Brasil deseja um novo ciclo de prosperidade para o povo irmão do Canadá. Vamos trabalhar pelo fortalecimento das relações bilaterais e de nossas democracias”, escreveu Lula, em nota divulgada nesta terça-feira (29).


“Queremos aprofundar nossa cooperação em áreas de interesse mútuo, como a promoção e a proteção dos direitos humanos e o combate à mudança do clima. Temos interesse em avançar nas negociações de um acordo comercial entre o Mercosul e o Canadá para diversificar e expandir nosso intercâmbio”, acrescentou.


Em 2024, a corrente de comércio entre Brasil e Canadá totalizou US$ 9,1 bilhões e os dois países também possuem relação de investimentos sólida e de longa data. Brasil e Canadá mantêm diversos mecanismos bilaterais e a cooperação educacional tem-se destacado como um dos segmentos mais dinâmicos dessa relação. O Canadá é o país que mais recebe estudantes brasileiros no exterior.


Mark Carney, de 60 anos, é o atual primeiro-ministro do país norte-americano e assumiu o cargo após a renúncia de Justin Trudeau. O então líder dos liberais ficou no cargo por nove anos, desde novembro de 2015, sendo reeleito duas vezes, tornando-se um dos primeiros-ministros mais longevos do Canadá. Mas sua popularidade começou a cair há dois anos em meio aos preços altos e à escassez de moradias, e nunca se recuperou.


As projeções da votação indicam que o chefe do governo terá a maior fatia dos 343 lugares do Parlamento, mas ainda não é claro se os liberais conseguirão maioria, o que lhes permitiria aprovar legislações sem precisar de alianças.


O Partido Liberal venceu o pleito após uma campanha centrada nas ameaças feitas pelos Estados Unidos. Há alguns meses, o caminho parecia claro para o político Pierre Poilievre conduzir o Partido Conservador de volta ao poder, após os anos de comando de Trudeau. Mas o retorno de Donald Trump à Casa Branca e sua ofensiva contra o Canadá, com tarifas e ameaças de anexação, mudaram a situação e provocaram uma onda de patriotismo que aumentou o apoio a Mark Carney.

Fonte: Agência Brasil

Últimas Notícias

Casal é preso por desacato e ameaça a enfermeira em unidade de saúde de Patos de Minas

Veja mais

Polícia Militar lança operação contra os chamados “rolezinhos do grau” em Patos de Minas

Veja mais

Militar cochila ao volante ao sair do trabalho e acerta em cheio poste de iluminação; ninguém se feriu

Veja mais

Briga por cobertor termina com homem gravemente esfaqueado em Patos de Minas

Veja mais

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais