Lula fará reunião para discutir como baixar preço dos alimentos

Encontro de preparação hoje reuniu quatro ministérios

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve coordenar uma reunião nesta sexta-feira (24) com ministros para discutir formas de baixar o preço dos alimentos no país. O tema ganhou centralidade no governo essa semana, quando o próprio presidente afirmou, em reunião ministerial, que esta é a prioridade da gestão em 2025.


A informação sobre a reunião foi dada pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, após participar, na tarde desta quinta-feira (23), no Palácio do Planalto, de um encontro preparatório que contou com a participação dos ministros Rui Costa (Casa Civil) e Carlos Fávaro (Agricultura), além de representantes do Ministério da Fazenda.


A expectativa é que Lula analise possíveis medidas que contribuam para conter a inflação de alimentos. Questionado por jornalistas sobre uma proposta apresentada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), para flexibilizar a validade de alimentos, Paulo Teixeira afirmou que a iniciativa "está fora de cogitação".


De acordo com a Abras, a sugestão é inserir o modelo "best before", que do inglês quer dizer que o consumo deve ser "de preferência antes de", o que, na prática, permite que mercados mantenham produtos nas prateleiras por mais tempo. A entidade empresarial também apresentou sugestões de mudanças no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), a permissão da venda de remédios sem receita em supermercados e a redução do prazo de reembolso dos cartões de crédito.


O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, disse, nesta quarta-feira (22), que o governo espera uma redução no preço dos alimentos a partir de uma safra maior este ano. “Nossa expectativa é de que a safra, agora, seja muito melhor, de vários produtos, contribuindo para o barateamento dos alimentos”, afirmou no programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Fonte: Agência Brasil

Últimas Notícias

Delegado de Patos de Minas apresenta projeto OVM em Belo Horizonte; entenda

Veja mais

PM prende mulheres e adolescente por tráfico de drogas no Galpão do Produtor Rural

Veja mais

Azul anuncia redução na frequência de voos de Patos de Minas para Belo Horizonte

Veja mais

Homens são condenados por matar idoso após desentendimento de compra de imóvel, em Patos de Minas

Veja mais

Homem proibido de se aproximar invade casa da ex e a agride com socos enquanto ela dormia

Veja mais

Garçom de bar no centro de Patos de Minas acusa policial penal de ameaça; ele nega

Veja mais