Lotes sujos continuam tirando o sono da população que cobra mais fiscalização em Patos de Minas
Nossa reportagem foi conferir de perto a reclamação de moradores do bairro Rosário.
Lotes sujos continuam sendo um problema em Patos de Minas. A redação do Patos Hoje vem recebendo denúncias de mato alto, lixo, bichos entre outros transtornos causados pelos lotes sujos. Na tarde desta terça-feira (11), nossa reportagem foi conferir de perto a reclamação de moradores do bairro Rosário.
Os transtornos causados por lotes sujos são muitos. Na Avenida Paracatu, um enorme terreno foi completamente tomado pelo mato e acumula lixos e muita sujeira. São garrafas de cerveja, garrafas de água, sacos de lixo entre outros materiais que podem servir de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti. Há proteção em volta de quase todo o lote, mas o mato e a sujeira podem ser vistos de longe.
Próximo dali, na Rua Zama Alves, outro lote chama a atenção. Pedaços de televisão velha, portão, barras de madeira e outros tipos de poluição foram encontrados no lote. Segundo vizinhos, várias ligações já foram feitas para que as autoridades notifiquem o proprietário. A limpeza do lote deve ser feita sem a utilização de fogo.
Recentemente, o Corpo de Bombeiros iniciou a Operação Alerta verde que visa coibir o incêndio em lotes e áreas de preservação ambiental em Patos de Minas. De acordo com o Major Duarte, Comandante do 12º BBM, provocar incêndio em lotes é crime e mesmo que o incêndio não tenha sido causado pelo proprietário, ele é quem irá responder pelo crime
De acordo com a Prefeitura Municipal, a limpeza de lotes particulares é de exclusiva responsabilidade do proprietário, não podendo a prefeitura executar o serviço. Compete ao município notificar o responsável e, caso ele não efetive a limpeza, cabe multa.