Longo período de seca faz aumentar em 40% a procura por perfuração de poços artesianos

Muitas nascentes secaram e o volume reduzido de água nos mananciais não tem sido suficiente para atender os moradores.

A saída tem sido a perfuração de poços artesianos. ( Foto: Ilustração/Internet )

Patos de Minas está há 129 dias sem receber uma única gota de chuva. O longo período de estiagem causa transtornos principalmente no campo. Muitas nascentes secaram e o volume reduzido de água nos mananciais não tem sido suficiente para atender os moradores de algumas localidades. A saída tem sido a perfuração de poços artesianos.

Levantamento realizado pelo Patos Hoje junto a empresas especializadas em perfuração de poços de artesianos na cidade mostra um crescimento da demanda entre 30% e 40%. O aumento da procura é comum em períodos de estiagem, mas segundo os empresários do setor, de dois anos para cá, o número de pessoas interessadas em perfurar um poço artesiano aumentou muito.

Para algumas pessoas, a perfuração do poço artesiano é a única saída para ter água em casa. Na região de Pindaíbas, por exemplo, nem o Córrego da Usina onde está a captação da empresa de abastecimento tem suportado o longo período de estiagem. A Copasa tem usado caminhões-pipa para abastecer os imóveis do distrito.

O problema se repete em outras localidades. Com o pisoteio de animais e sem a proteção de matas ciliares, muitas nascentes secaram e agora os moradores da zona rural estão tendo que tirar dinheiro do bolso para não ficar sem água. E não é barato ter um poço artesiano em casa. Dependendo da profundidade, um poço artesiano pode custar até R$ 30 mil. Um mini poço para quem não precisa de tanta água, custa em torno de R$ 8 mil.

Últimas Notícias

Após flagrante de idoso de 75 anos transportando drogas, PM apreende grande quantidade de maconha

Veja mais

Cartório Eleitoral de Patos de Minas faz plantão no final de semana para regularização de títulos

Veja mais

Homem cobra dívida de jovem por aluguel de bicicleta e é esfaqueado em bar, no centro de Varjão de Minas

Veja mais

DB Agricultura e Pecuária publica nota de profundo pesar pela morte de trabalhadores

Veja mais

SAMU e Bombeiros confirmam morte de 3 trabalhadores que inalaram gás tóxico em fosso de fazenda

Veja mais

URT espera cerca de 3.500 torcedores na Arena DB para a estreia no Módulo II

Veja mais