Lixeiras desaparecem, coleta não cumpre horários e sujeira toma conta do centro

Como a determinação é para que o lixo seja colocado para fora após as 19h, sacos e mais sacos estariam ficando acumulados nas calç


Nas imediações do Mercado Municipal uma montanha de lixo toda revirada causava muita sujeira.
Atualizada às 16h45 desta terça-feira (14)
A quantidade de lixo espalhada pela região central de Patos de Minas nessa segunda-feira (13) chamou a atenção para um problema que já foi motivo de reclamação por parte do Sindicato do Comércio Varejista. Recentemente, a entidade reclamou do descumprimento dos horários estabelecidos para a coleta. Mas esse não é o único motivo para o aspecto de sujeira do centro da cidade.

A reclamação do SindComércio foi estampada na página da entidade na internet. A reclamação é que a empresa que faz a coleta de lixo na cidade estaria deixando para fazer o serviço após as 22 horas. Como a determinação é para que o lixo seja colocado para fora após as 19h, sacos e mais sacos estariam ficando acumulados nas calçadas causando muita sujeira na região central.

Um acordo firmado entre a Prefeitura e as entidades ligadas ao comércio em 2011 estabeleceu que a coleta do lixo de segunda a sexta será das 19:00 às 21:00 horas e nos sábados das 15:00 às 17:00 horas, após o expediente do comércio, de modo que, a coleta não interfira na movimentação do comércio e vice e versa, o que não estaria sendo cumprindo, segundo o SindComércio.

Mas a reportagem do Patos Hoje constatou que existem lojistas descumprindo o acordo também. Na tarde dessa segunda-feira (13), o centro da cidade estava tomado de lixo. Nas imediações do Mercado Municipal, uma montanha de lixo toda revirada causava muita sujeira. E não é de hoje que esse problema vem se repetindo na região central.

Outro fator que chamou a atenção foi o sumiço das lixeiras. Em muitos lugares restou apenas o suporte. Até mesmo aquelas em formato de milho, fabricadas sob encomenda para ressaltar o título de terra do milho dado a Patos de Minas, estão sendo depredadas. E sem lixeira, o lixo vai parar no meio da rua.

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal informou que, segundo o encarregado Marcelo Nunes, a empresa responsável pela coleta de lixo em Patos de Minas não deixa de recolher o lixo, mesmo quando ultrapassa o horário previsto. A assessoria ainda alertou que a Limpebras pediu a conscientização dos moradores que, muitas vezes depositam o lixo depois da passagem do caminhão, dando oportunidade a animais de espalharem o lixo pela rua.

Com relação às lixeiras, a assessoria contou que a Prefeitura Municipal não tem conhecimento sobre o desaparecimento delas. A Secretaria Municipal de Infraestrutura, por sua vez, pediu para que seja informada sobre os locais onde elas desapareceram. Mais informações sobre a coleta de lixo, as pessoas podem contatar a Limpebras pelo telefone 3822-8226.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Casal é preso por desacato e ameaça a enfermeira em unidade de saúde de Patos de Minas

Veja mais

Polícia Militar lança operação contra os chamados “rolezinhos do grau” em Patos de Minas

Veja mais

Militar cochila ao volante ao sair do trabalho e acerta em cheio poste de iluminação; ninguém se feriu

Veja mais

Briga por cobertor termina com homem gravemente esfaqueado em Patos de Minas

Veja mais

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais