Lista de Rodrigo Janot será entregue nesta terça com cerca de 40 políticos

Procurador-Geral da República entregará relação de políticos que estariam ligados ao esquema de corrupção na Petrobras.

Exatos 351 dias após a deflagração da operação Lava Jato, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, deverá entregar nesta terça-feira ao STF (Supremo Tribunal Federal) a lista dos políticos sobre os quais existem indícios de participação no esquema de corrupção na Petrobras.

A divulgação do nome dos acusados dependerá da queda do sigilo das investigações, decisão que caberá ao relator do caso no STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Teori Zavascki – e que pode não ser imediata.

Janot deverá apresentar a lista com a participação individual de cada deputado ou senador por crimes e o pedido de abertura de inquérito. A expectativa é por pedido de abertura de até 40 investigações individuais e os nomes dos acusados podem se repetir. O procurador também deverá fazer pedido de arquivamento de casos nos quais não foram confirmados indícios de práticas criminosas.

O grupo de trabalho – formado por oito procuradores – fazia até esta segunda a revisão da papelada.

A queda do sigilo do processo, no entanto, deverá ser parcial, para não prejudicar pedidos de diligências como quebra de sigilos e, em casos extremos, até pedidos de prisão preventiva.

Sem a apresentação de denúncia direta, a abertura de ação penal contra os acusados será caso a caso.

À medida que as provas forem coletadas, o STF decidirá sobre a mudança do status de acusado para réu do processo.

Fonte: Band

Últimas Notícias

Idoso inabilitado avança parada, bate em ambulância do Samu e deixa três feridos, em Carmo do Paranaíba

Veja mais

Confraternização de Natal termina com convidados sendo agredidos e jovem preso em Patos de Minas

Veja mais

Homicídios caem mais de 50% e Patos de Minas registra ano histórico na área da segurança pública

Veja mais

Ex-companheiro é preso por perseguição, ameaças e tentativa de agressão com arma de fogo durante festa de Natal em Patos de Minas

Veja mais

Condutor e passageiro de motocicleta morrem em grave acidente na BR 354, em Rio Paranaíba

Veja mais

Acusação de furto de celular termina em agressões no Mercado Municipal e duas pessoas vão parar na Delegacia

Veja mais