Limpeza da Lagoinha terá início ainda este mês com remoção de peixes e outros animais

O Patos Hoje mostrou recentemente a reclamação dos moradores do bairro com sujeira do local e a cor surpreendentemente avermelhada da água.

Em comunicado publicado na manhã desta quarta-feira (14), a Prefeitura de Patos de Minas explicou como será o processo de limpeza do Parque Municipal João Luiz Redondo – a Lagoinha. O Patos Hoje mostrou recentemente a reclamação dos moradores do bairro com sujeira do local e a cor surpreendentemente avermelhada da água.

Segundo a Prefeitura, o serviço será executado por empresas especializadas contratadas pela Prefeitura de Patos de Minas via licitação. A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, por meio da Diretoria de Meio Ambiente, acompanhará as ações. Todas as licenças legalmente exigidas foram providenciadas.

As ações para limpeza do espelho d'água da Lagoinha começam já nos próximos dias com o remanejamento de peixes e outros animais que habitam o local. Esse trabalho está marcado para acontecer de 26 a 28 de setembro de 2022, das 8h às 17h. Os peixes não poderão ser consumidos em hipótese nenhuma, já que podem ser consumidos. “Espécies nativas serão soltas em ambientes similares, por exemplo o espelho d'água da Lagoa Grande. Já as exóticas irão para o Cetras e para instituições de ensino e pesquisa”, diz a nota.

A Prefeitura chama a atenção para os transtornos que serão causados com o trabalho de desassoreamento e limpeza da Lagoinha. Máquinas e caminhões vão fazer a retirada de areia, lodo, pedras e outros sedimentos que estejam acumulados no fundo da lagoa, processo esse que possivelmente ocasionará mau cheiro. A lama removida será levada gradativamente para o aterro sanitário; até que essa etapa termine, o odor pode permanecer.

A retirada e o transporte desses sedimentos naturalmente causará sujeira na orla e em vias adjacentes. Lavações serão feitas regularmente para minimizar o problema (que é inevitável diante do trabalho que precisa ser executado). “Dessa forma contamos com a compreensão da comunidade próxima à Lagoinha e usuários da área”, diz a nota.

A Lagoinha faz parte dos espaços disponibilizados para adoção por meio do Projeto Viva Patos. Esse processo inclusive já está em andamento, o que muito em breve representará melhorias em todo o parque.

Últimas Notícias

Crianças ateiam fogo em colchão e chamas destroem barracão no fundo de uma casa, em Patrocínio

Veja mais

Após agressão de garoto à mãe, psicóloga orienta pais como controlar uso da internet pelos filhos

Veja mais

A Orthodontic Patos de Minas convida população para o primeiro “Dia do Aparelho Invisível”

Veja mais

Homem de 41 anos é assassinado a tiros no bairro Jardim Esperança, em Patos de Minas

Veja mais

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais