Levantamento mostra médio índice de infestação de dengue em Patos de Minas

Quarto deste ano, Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti foi realizado em todos os bairros da cidade

O Programa Municipal de Combate à Dengue realizou o quarto LIRAa- Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti- de 2022, que apontou médio risco de infestação predial por Aedes aegypti em Patos de Minas (índice 1,5). Os dados foram coletados de 25 a 27 de outubro em todos os bairros da cidade, totalizando 4.027 imóveis visitados.

Sobradinho, Brasil, Brasília, Distrito Industrial III, Nossa Senhora Aparecida, Santa Terezinha, Santo Antônio, São José Operário, Várzea e Lagoa Grande foram os bairros com a maior quantidade de larvas do mosquito, mas foram encontradas larvas em quase todas as localidades. Os principais criadouros (recipientes que acumulam água e colaboram para a proliferação das larvas), foram: depósitos a nível do solo, latas, pratos embaixo de vasos de planta, bebedouro de animais, garrafas, lixo doméstico e de construção.

Diante do resultado do LIRAa, o PMCD intensificará os trabalhos, por exemplo com os mutirões de recolhimento de materiais inservíveis que podem acumular água. Contudo é necessário lembrar que a colaboração de toda a comunidade é essencial para que a prevenção e o combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela seja eficaz.

As visitas domiciliares também continuam, sendo muito importante que a população abra as portas dos seus imóveis para os agentes de combate a endemias. Eles tanto realizam o tratamento com larvicida (quando necessário) quanto informam e mobilizam os moradores para atuar conjuntamente com o poder público.

Todos os servidores do PMCD trabalham devidamente uniformizados. Em caso de dúvidas, orienta-se que o morador pergunte o nome e a matrícula do agente e peça para ele aguardar do lado de fora do imóvel até que se faça contato pelo telefone 3822-9755 e certifique a informação. Esse telefone também é WhatsApp.

Últimas Notícias

Ex-companheiro é preso por perseguição, ameaças e tentativa de agressão com arma de fogo durante festa de Natal em Patos de Minas

Veja mais

Condutor e passageiro de motocicleta morrem em grave acidente na BR 354, em Rio Paranaíba

Veja mais

Acusação de furto de celular termina em agressões no Mercado Municipal e duas pessoas vão parar na Delegacia

Veja mais

Coreto Municipal completa 40 anos como símbolo da cultura e da memória de Patos de Minas

Veja mais

Calçada se abre e veículo fica preso em buraco de obra recente da Copasa em Patos de Minas

Veja mais

Homem com várias passagens policiais é preso após tentativa de furto em loja de calçados, em Patos de Minas

Veja mais