Lei vai conceder benefícios até financeiros a quem contribuir com a proteção das nascentes

O objetivo é priorizar as políticas públicas para melhoria do meio ambiente.

Rio Paranaíba (Foto: Arquivo Patos Hoje)

O Prefeito Municipal, Pedro Lucas Rodrigues, sancionou no dia 19 de janeiro de 2015, a Lei Complementar nº. 501/2015, que institui o Programa Socioambiental de Proteção, preservação, recuperação e conservação de recursos hídricos de Patos de Minas, nas nascentes que pertencem as microbacias do rio Paranaíba e rio São Francisco.

Na lei, o Programa socioambiental visa estabelecer e desenvolver políticas públicas para a melhoria do meio ambiente. Fica o Município autorizado a prestar apoio, inclusive financeiro, e a conceder incentivos fiscais ou extrafiscais aos proprietários ou possuidores que, devidamente habilitados, a aderirem e, efetivamente contribuírem para a execução do programa de preservação e proteção de nascentes no entorno do Município. A celebração de convênios e estabelecimento de parcerias também estão previstas na lei. Na execução do Programa deverá ser realizada com ampla divulgação de modo a garantir e fomentar a participação popular, através de mobilização e mutirões com as comunidades urbanas e rurais.

O Projeto de Lei de nº. 627/2014 é de autoria do vereador José Lucilo da Silva Júlio (Duda), com aprovação por unanimidade pela Câmara Municipal de Patos de Minas. Na justificativa do Projeto destaca-se o objetivo de priorizar no Município, as políticas públicas para melhoria do meio ambiente, em complemento à legislação vigente (constitucional e infraconstitucional), no que se refere à proteção, preservação, recuperação e conservação de recursos hídricos.

O programa em defesa das nascentes começou ser idealizado e elaborado em reunião com representantes da Diretoria de Meio Ambiente, Câmara Municipal e Secretaria de Agricultura de Patos de Minas, com o objetivo de envolver representantes de setores organizados da sociedade para a formatação e implementação do mesmo no Município. Desde outubro de 2014, vêm ocorrendo encontros, debates e reuniões para a elaboração técnicas do Programa das Nascentes.

A bióloga da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Patos de Minas, Geize Soares, foi a responsável pela minuta e elaboração técnica do Programa que contou com a colaboração de equipe composta por representantes do IEF, EMATER, UNIPAM, CODEMA, CIMA, COPASA, Polícia de Meio Ambiente, Algar Telecom, Câmara Municipal e Prefeitura de Patos de Minas.

O cronograma do projeto prevê o cercamento e recuperação de nascentes, com plantio de novas espécies de árvores e a construção de barraginhas, curvas de níveis próximas a cursos d'água e bolsões em estradas vicinais para a proteção de recursos hídricos, em especial, a bacia do rio Paranaíba.

A Prefeitura de Patos de Minas está trabalhando o projeto de revitalização de praça no bairro Caramuru com a presença de nascente. Os projetos arquitetônico e elétrico já estão prontos na Secretaria Municipal de Planejamento. A fase de licitação para a execução da obra está em andamento e o processo de requisição para a compra de material será realizado nas próximas semanas. A inauguração da revitalização e reurbanização da praça da nascente do Caramuru está prevista para o 1º semestre deste ano.

Fonte: Diretoria de Meio Ambiente – DMA de Patos de Minas - MG

Últimas Notícias

Homem furta celular em veículo, mas acaba preso após rastreamento e imagens de câmeras de segurança

Veja mais

Policiais arrombam porta de quarto e prendem homem que danificou carro e agrediu esposa

Veja mais

Condutor inabilitado bate em portão, foge do local e é preso com sintomas de embriaguez, em Patos de Minas

Veja mais

Funcionária denuncia importunação sexual de cliente em farmácia em Patos de Minas

Veja mais

Grave acidente na BR040 envolvendo carreta e dois carros tira a vida de médica de Patos de Minas

Veja mais

Furtos em hipermercados não param! Homem é preso ao colocar carne e chocolates dentro da calça

Veja mais