Justiça reúne candidatos e apresenta manual para uma campanha mais limpa

O juiz eleitoral Tenório Silva Santos abriu a reunião informando aos candidatos as determinações da Legislação Eleitoral.


O encontro contou com a participação de representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, OAB, CEMIG e Ministério Público.
A Justiça Eleitoral de Patos de Minas reuniu os cerca de 180 candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador que estarão disputando as eleições de outubro para orientar sobre os procedimentos a serem adotados durante a campanha. O encontro aconteceu na tarde desta quinta-feira (19) no auditório central do Unipam e contou também com a participação de representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, OAB, CEMIG e Ministério Público.

O juiz eleitoral Tenório Silva Santos abriu a reunião informando aos candidatos as determinações da Legislação Eleitoral. Em seguida, o juiz eleitoral apresentou um manual para os candidatos e partidos políticos para que a campanha eleitoral seja mais limpa, segura, tranquila e transparente. O manual contém informações sobre os procedimentos a serem adotados pelos candidatos.

O manual traz na capa o slogan “Sujeira não é legal”, a imagem de uma vassoura que é o símbolo da limpeza e os seguintes dizeres: “Candidatos que respeitam os cidadãos, seguem as leis e cuidam bem da sua cidade saem na frente na preferência do eleitor. Para o juiz eleitoral, Tenório Silva Santos é possível chegar até o eleitor sem ter que emporcalhar a cidade.

Já o promotor eleitoral, José Carlos de Oliveira Campus Júnior, propôs a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta entre os candidatos, partidos e coligações para restringir ainda mais as determinações da legislação eleitoral. O TAC com 28 cláusulas começou a ser apresentado, mas o tempo não foi suficiente. Uma nova reunião deverá ser realizada com os candidatos para a definição do acordo.

Além disso, o que chamou a atenção no encontro foi o despreparo de alguns candidatos. No espaço aberto para perguntas, alguns questionamentos, arrancaram gargalhadas do público.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais